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Seu filho está no grupo sobrepeso?

  • 09/02/2020 06:17
  • Jair Rodrigues Garcia Júnior

Sobrepeso em crianças não brincadeira

 No último trimestre no útero e no primeiro ano de vida, feto e bebê têm uma multiplicação fisiológica (normal) de células adiposas, que são as responsáveis por armazenar gordura. Finalmente, na adolescência acontece nova multiplicação para que o jovem chegue na vida adulta com cerca de 25 bilhões de células adiposas.  

MULTIPLICAÇÃO PATOGÊNICA
Significa o aumento das células adiposas acima do normal, que pode acontecer em qualquer idade, bastando que o consumo calórico seja desproporcionalmente maior do que o gasto com as atividades cotidianas e exercícios físicos. Isso pode ocorrer no bebê, desde o primeiro ano, e no idoso. O maior número de células adiposas e acúmulo de gordura provocam doenças crônicas como obesidade, diabetes e outras.

SOBREPESO É PREOCUPANTE
Observe na escola de seu filho que há cerca de 4 em cada 10 crianças com sobrepeso, dos 6 aos 12 anos. A obesidade infantil é democrática nas escolas públicas ou privadas. Seu filho está no grupo sobrepeso? Qual o (IMC) Índice de Massa Corporal) dele? Deve ser menor que 22 Kg/m2. Calcule: altura x altura (ex. 1,45 x 1,45) e depois divida o peso pelo resultado do primeiro cálculo (ex. 48 kg / 2,10 = 22,8 Kg/m2).

PROVIDÊNCIAS 1
Saiba que 80% das crianças com sobrepeso/obesidade se tornarão adultos com essa mesma condição. Por isso, os cuidados com alimentação e exercícios devem começar desde a infância, mesmo para as crianças ainda sem excesso. A primeira providência é calcular o IMC e, constatado o sobrepeso, procurar o pediatra para fazer uma avaliação clínica e exames bioquímicos (colesterol etc).

PROVIDÊNCIAS 2
 Adequar a alimentação é fundamental e está sob responsabilidade dos pais, com orientação de nutricionista. Incluir muitos vegetais crus e cozidos, carnes magras, ovos, leite e laticínios, cereais matinais, feijões, arroz e produtos de milho e trigo. Consumir o mínimo de alimentos ultra processados, embutidos, tortas, guloseimas ricas em açúcar e alimentos ricos em gorduras e frituras.

PROVIDÊNCIAS 3
Adequar o estilo de vida para prática regular de exercícios é outra necessidade para a saúde de seu filho. Tempo excessivo no celular, games ou TV deve ser equilibrado com brincadeiras ou atividades programadas (1 a 2h/dia) como escolinha de esportes, academia etc. Caminhar até a escola, também ajuda.
A saúde de seu filho hoje, na adolescência e até na vida adulta, depende de suas providências imediatas. Essa é uma responsabilidade tão importante quando garantir seus estudos e a educação ampla.

 

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