Setur divulga vencedores do Festival Gastronômico

Contagem dos votos populares e do júri técnico foi efetuada na manhã de ontem, na Cidade da Criança de PP, com a participação dos donos dos estabelecimentos

VARIEDADES - PEDRO SILVA

Data 03/09/2019
Horário 10:06
Pedro Silva - Apuração teve início às 10h de ontem, com todas as urnas lacradas
Pedro Silva - Apuração teve início às 10h de ontem, com todas as urnas lacradas

Na manhã de ontem, no Observatório Anwar Damha da Cidade da Criança, a Setur (Secretaria Municipal de Turismo) de Presidente Prudente realizou a apuração dos votos do Festival Gastronômico de 2019. O vencedor da categoria Comida de Boteco foi o Baiano’s Bar, com o  prato Cupim Casquerado c/ mandioca (2.394 pontos). Já o título de Melhor Hambúrguer ficou com o Bett’s Burger, dono do lanche Honey Burger (4.338 pontos). Os primeiros colocados receberam uma televisão. Neste ano, além dos vencedores, os segundos e terceiros lugares de cada categoria foram premiados com tablets.

“Estamos muito felizes, participamos pela primeira vez e já ganhamos em primeiro lugar. Um concurso como este é extremamente importante, pois temos a oportunidade de mostrarmos a qualidade do nosso prato”, comemora a sócia-proprietária do Baiano’s Bar, Vera Andrade Marques. A reportagem tentou repercutir também o resultado com o Bett’s Burguer, vencedor do melhor lanche, no final da tarde de ontem, mas não obteve êxito.

Segundo o secretário municipal de Turismo, Paulo Silvio Sanches, foram 4 mil votos, 95% das 4.2 mil cédulas impressas para o julgamento do público.

No período do festival, foram avaliados quatro quesitos de votação, sendo três iguais entre as categorias, “atendimento, prato e higiene”, e dois específicos, “temperatura da bebida” para os botecos e “molhos” para os hambúrgueres, podendo receber notas de 1 a 10. Além do público consumidor, os pratos foram julgados por jurados técnicos, atribuindo notas de 10 a 100.

Desde o dia 8 de agosto, as urnas estavam presentes em 54 estabelecimentos da cidade. Paulo comenta que a adesão da população a essa edição do evento foi a maior até então e acredita que as premiações oferecidas aos estabelecimentos tenham ajudado nessa alavancada. A apuração foi efetuada por quatro jurados de forma manual e levou em média cerca de três horas. Todos os estabelecimentos foram convidados para participar da apuração.

Importância

O secretário diz o evento, que recebeu no último ano o nome de Festival Gastronômico, começou como Concurso Comida de Boteco, e iniciou junto com a secretaria em 2013. “O evento ‘pegou’ e nós fazemos todo ano uma edição. No último ano, nós colocamos também o festival dos lanches, que foi um sucesso, então demos sequência e atribuímos o nome de Festival Gastronômico. Como Prudente é destaque na gastronomia popular, esse evento é muito relevante, e até alguns estabelecimentos criaram pratos novos para essa edição”.

Celso José dos Santos, proprietário da Casa do Hambúrguer, acompanhou a apuração e conta que seu estabelecimento teve todas as cédulas disponibilizadas preenchidas e que o movimento se elevou durante o período do festival. O hambúrguer “Devassador foi o prato escolhido para ser candidato e foi criado especialmente para o concurso.

Segundo Bruno Tanus, da In Prudente Cervejaria, o estabelecimento participou das duas categorias. Para a comida de boteco, foi oferecido ao público o Frango Crocante e, na base dos hambúrgueres, o Texano, os dois feitos especialmente para o evento. “O festival ajudou tanto na divulgação, com ajuda da Prefeitura, pois muitas pessoas foram atrás dos pratos”, comenta.

A Brooks Hamburgueria comenta que ficaram surpresos, pois todas as cédulas disponíveis foram preenchidas. Segundo o representante Eduardo Macedo, a hamburgueria estava ansiosa para a avaliação dos resultados. “Temos essa expectativa, principalmente a opinião do público, e esperamos poder atender cada vez melhor, pois temos um público muito exigente”, pontua.

 

Fotos: Setur

Cupim Casquerado com Mandioca, do Baiano’s Bar, foi eleito a melhor Comida de Buteco

 

Título de Melhor Hambúrguer ficou com o famoso Lanche Honey Burger, do Bett’s Burguer

 

Festival Gastronômico de Presidente Prudente

Comida de Boteco

Classificação

Estabelecimento e prato vencedor

Pontuação

1º lugar

Baiano’s Bar, com o  prato Cupim Casquerado com Mandioca

2.394

2º lugar

João Porquinho, com o prato Panceta

2.393

3º lugar

Fulô de Mandacaru Bistrô, prato Carne de Sol Fura Moita

2.385

     

Festival Gastronômico de Presidente Prudente

Comida de Boteco

1º lugar

Bett’s Burger, com o lanche Honey Burger

4.338

2º lugar

Marrocos Lanches, com o lanche Cheese Frango

4.253

3º lugar

Tip’s Container Lanches, com o lanche X Gourmet Egg Bacon

4.250

Fonte: Prefeitura de Prudente

 
Publicidade

Veja também