Setores demonstram confiança com retomada da economia do país

EDITORIAL -

Data 21/03/2019
Horário 04:10

A edição de ontem de O Imparcial trouxe em seu conteúdo algumas boas notícias no campo econômico para região de Presidente Prudente, que em suma refletem o ânimo de alguns setores com a retomada do crescimento da economia do país. Obviamente que ainda é cedo para qualquer avaliação ou prognóstico acerca do atual governo, positivo ou negativo, porém, é evidente a expectativa favorável dos principais setores da economia com a melhoria do cenário e o fim da recessão que atormenta o Brasil há quase cinco anos.

A indústria, por exemplo, fechou com variação positiva no nível de emprego pelo segundo mês consecutivo, segundo balanço de fevereiro do Ciesp/Fiesp (Centro e Federação das  Indústrias do Estado de São Paulo). O saldo no acumulado dos últimos 12 meses é de 2,05%, o que dá um superávit de 850 postos de trabalho na diretoria regional, que é formada por 65 municípios. Somente no mês passado o setor registrou aumento de 600 postos de trabalho, com variação positiva de 1,42%.

Outro importante ramo da economia nacional, talvez um dos principais da região de Prudente, o comércio também começa ver a luz no fim do túnel após tanto tempo de escuridão. Conforme dados da Fecomercio (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo) divulgados ontem, as vendas do comércio varejista na região registraram em 2018 um faturamento de R$ 224,1 milhões a mais que em 2017. Uma diferença de 2,4%. Somente em dezembro o faturamento real foi de R$ 969 milhões.

Apesar de ser cedo para qualquer afirmativa, tais cenários retratam o ânimo que tem impulsionado os indicadores do país. Algo parece que está mudando nos bastidores, e isso tem deve refletir diretamente no bolso dos brasileiros. O que esperamos é que de fato as notícias dos últimos dias sejam o início de uma “onda” de crescimento econômico, que possa amenizar o nível de desemprego e devolver a renda de forma sustentável ao cidadão.

 

 

Publicidade

Veja também