Setor supermercadista emprega 3.181 trabalhadores em Prudente

Segundo o Caged, em âmbito estadual, segmento gerou 3.918 vagas em agosto – o que representa, conforme a Apas, 25% do total de oportunidades no Estado

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 18/10/2018
Horário 08:33
José Reis - Conforme a Apas, supermercados abrem portas ao 1º emprego: realidade de 18% dos contratados
José Reis - Conforme a Apas, supermercados abrem portas ao 1º emprego: realidade de 18% dos contratados

Ter uma renda fixa fruto de trabalho está cada dia mais difícil no Brasil. Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 13,7 milhões de brasileiros estão desempregados. Porém, embora esteja inserido neste cenário, o Estado de São Paulo demonstra o oposto em alguns setores, entre eles, o de supermercados. De acordo com dados divulgados pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o setor foi responsável pela geração de 3.918 vagas em agosto. Isso representa, conforme a Apas (Associação Paulista de Supermercados), 25% do total de oportunidades no Estado naquele mês. Além disso, a associação afirma que este é o melhor registro do setor nos últimos 3 anos, tendo em vista que em 2015 eram 1.552 contratações.

Dentro destes números, a região de Presidente Prudente – que engloba 53 cidades - aparece com 7,4 mil supermercados colaboradores, o que representa 1,4% da quantia de vagas. Destes, conforme a Apas, 18% dos admitidos são de primeiro emprego. Já na cidade de Prudente, o total de empregados no setor é de 3.181. Isso se dá, ainda segundo a associação, pelo fato do segmento ser uma possibilidade de “recolocação e importante gerador de oportunidades”, informa a Assessoria de Imprensa do grupo.

Um destes empregados de primeira viagem é Oséias Silva Nascimento, 17 anos. Por meio da Fundação Mirim, ele trabalha como jovem aprendiz há um ano e quatro meses no Supermercado Avenida. Hoje, o prudentino conta que aproveita o salário para ajudar nas contas da casa em que vive com os pais e dois irmãos mais novos, um de 15 e outro de 7 anos.  “O de 15 já está passando pelo mesmo processo que eu, de cursos preparatórios para o mercado de trabalho. Poder ter o próprio dinheiro é algo que muitos jovens da minha idade almejam, poder fazer planos para o futuro e ter independência”, relata.

Novo empreendimento

O mais novo grupo a integrar o time de supermercados de Prudente é a Rede Atacadão. O hipermercado inaugurou na cidade no dia 27 de setembro e, como já noticiado por este diário, foi o responsável pela abertura de 240 vagas de emprego. Isso fez com que aumentasse o fluxo de prudentinos que deixam seus currículos no Balcão de Empregos da Sedepp (Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico). Na ocasião, o titular da pasta, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casagrande, estimou um número de 7 mil currículos encaminhados para a empresa.

Setor varejista

Além das redes atacadistas, Prudente conta com uma vasta lista de supermercados varejistas. Para saber como anda a situação de admissões neste segmento, a reportagem contatou três estabelecimentos: as redes Estrela, Nagai e Avenida que, juntas, somam nove lojas na cidade. Todas perceberam melhora no fluxo de consumidores neste ano, assim como a procura por uma colocação no quadro de funcionários. “Nós recebemos de 100 a 150 currículos por dia, acredito que seja o reflexo do índice de desemprego do nosso país. As pessoas estão realmente em busca de uma vaga”, relata o subgerente do Nagai, João Cezar Barbosa da Silva.

Já o Avenida realizou aproximadamente 20 novas contratações apenas neste ano – totalizando um time de 144 funcionários. Todavia, conforme o gerente Joelson Tonietti, a ampliação do quadro é resultado da reforma pela qual o estabelecimento passou neste ano. “Aumentamos para atender melhor a demanda e os clientes que neste ano também tem sido significativa”, explana.

No Estrela da Cohab e do Jardim Paulista, os gerentes Creuza de Souza Roberto e Junior Barbosa dos Santos relatam que mantiveram o número de funcionários e eventuais contratações foram devido a trocas. “Mesmo assim, conseguimos atender a procura de clientes que nos últimos dois meses tem sido muito boa para nós”, denota Junior.

Publicidade

Veja também