Sesi PP oferece cursos gratuitos de culinária no mês da mulher

Receitas das aulas, marcadas para os dias 1º e 24 de março, devem auxiliar as participantes na TPM e no domingo de Páscoa

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 22/02/2018
Horário 17:39

O Sesi (Serviço Social da Indústria) de Presidente Prudente oferece em março, dois cursos de culinária especial para as mulheres, em comemoração a data dedicada à elas, com os temas TPM (Tensão Pré-Menstrual) e domingo de Páscoa. Segundo Marcia Golin, agente de relacionamento de mercado da escola, a programação é gratuita com certificado, e as inscrições já podem ser realizadas na unidade.

Com o nome “Receitas para diminuir a TPM”, o curso será realizado pela primeira vez e ocorre no dia 1º, das 8h15 às 12h15. O tema foi desenvolvido após pesquisas da nutricionista Eva Corrêa, sobre alimentos que pioram os sintomas no período menstrual e os nutrientes que auxiliam, após reclamações de mulheres. As participantes irão preparar receitas como berinjela assada, sardinha em molho, farofa com legumes e brownie, todos pratos que possuem ingredientes de melhora.

Antigo de casa, o “Receitas para almoço de Páscoa” ocorre todos os anos, e tem como objetivo propor uma reflexão sobre a data, além de apreciar os sabores e texturas que os alimentos selecionados podem proporcionar. “Esse curso obtém muito sucesso, porque ele leva o aprendizado e também atua como uma opção de renda para as mulheres na família”, conta Marcia. Ele está agendado para o dia 22 de março, das 8h15 às 12h15.

Com ofertas limitadas, os cursos oferecem 30 vagas cada um. O público é geral, aberto para maiores de 12 anos. As inscrições devem ser realizadas pessoalmente com os documentos RG e CPF diretamente na secretaria única do Sesi. O prazo vai até o dia de realização do curso, sendo que os interessados dever chegar meia hora antes para não perder a vaga.

 

Eu sou determinada e quando coloco uma coisa na cabeça nada tira, ele já sabia que eu queria fazer Nutrição desde solteira

Eva Aparecida Trombeta Corrêa,

nutricionista

 

Mulher de conquistas

Em uma programação dedicada às mulheres, que cada vez mais representam um exemplo de força e superação na sociedade, a nutricionista responsável por administrar os cursos é uma delas. Eva Aparecida Trombeta Corrêa, 40 anos, é casada há 19 anos e mãe de dois filhos, Letícia e Lucas.

Ainda criança, Eva conta que sempre soube que gostaria de cursar Nutrição. Quando chegou a época da faculdade, o curso que era integral possuía um custo mensal alto. Sem condições financeiras, optou pela graduação em Contabilidade, onde logo depois conseguiu um emprego na área em uma associação. Após dois anos trabalhando, trancou a faculdade ao perceber que não tinha vocação para área, junto com a descoberta da gravidez da primeira filha.

Durante a gestação, soube da existência do programa Escola da Família, onde o governo paga o ensino superior do estudante e, em troca, ele fornece serviços para as escolas de rede pública de ensino. “Quando soube dessa oportunidade, eu decidi largar o emprego e ir em busca dos meu sonhos”. Iniciando a graduação em Nutrição, contou com a ajuda da mãe para cuidar da filha ainda pequena. No terceiro ano, engravidou do Lucas, que virou seu companheiro diário nas aulas que duravam o dia inteiro. “Eu levava todas as coisas que ele iria precisar e saía para amamentar”, relembra. Focada nos estudos de segunda a sexta-feira, nos finais de semana se deslocava até Presidente Bernardes para trabalhar.

Ela conta que depois que largou o emprego, passou a não ter dinheiro para nada, e que mesmo com as dificuldades financeiras, nunca deixou de receber apoio do marido. “Eu sou determinada e quando coloco uma coisa na cabeça nada tira, ele já sabia que eu queria fazer Nutrição desde solteira”. Em 2007, concluiu o curso e, para ela, foi “a realização de um sonho muito desejado”.

 

SERVIÇO

“Receitas para TPM”

Data: 1º de março

Horário: 8h15 às 12h15

 

“Receitas para Domingo de Páscoa”

Data: 22 de março

Horário: 8h15 às 12h15

Local: Sesi Presidente Prudente

Inscrições: secretaria única do Sesi

Endereço: Avenida Ibraim Nobre, 585, Parque Furquim

Publicidade

Veja também