Cine Bosque

Sesc Thermas promove maratona de filmes nacionais

Projeto cinematográfico exibe 3 produções entre hoje e quinta-feira; sessões começam às 19h30, sempre com entrada gratuita

Da Redação • 12/06/2018 15:48:12

Foto: Divulgação - “O Bandido da Luz Vermelha”, eleito o 6º melhor filme nacional de todos os tempos, abre a programação

O Cine Bosque, projeto de cinema do Sesc Thermas de Presidente Prudente, turbinou a programação para a semana do Dia dos Namorados com uma maratona de filmes exibidos em um cenário único, ao ar livre e entre as árvores. A partir desta terça-feira, os longas-metragens “O Bandido da Luz Vermelha”, “Nise – O Coração da Loucura” e “Branco, Prata e Outros Tons” convidam o público a contemplar o cinema nacional com grandes histórias. As sessões começam sempre às 19h30, com entrada gratuita.

Pelo especial Tropicália, hoje é a vez de “O Bandido da Luz Vermelha”, eleito o sexto melhor filme nacional de todos os tempos, segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema, invadir a telona no Bosque. O longa-metragem usa como pano de fundo a história real do criminoso que ganhou enorme repercussão no Brasil dos anos 1960, João Acácio Pereira da Costa, conhecido por sempre usar uma lanterna vermelha em seus crimes, além de usar técnicas extravagantes para roubar casas luxuosas de São Paulo. No entanto, seus roubos e crimes chamam tanto a atenção da mídia que o implacável delegado Cabeção (Luiz Linhares) começa a perseguir o famoso ladrão.

Sob a “cor do diabo” (como o próprio João Acácio se referia ao vermelho), o bandido da luz vermelha real matou quatro pessoas e cometeu 77 assaltos. Apesar de nunca ter sido acusado oficialmente, existe a suspeita de que tenha estuprado mais de cem mulheres.

 

“Nise – O Coração da Loucura”

Amanhã, é a vez do público conhecer a história da mulher que mudou a psiquiatria no Brasil. Dirigido por Roberto Berliner e estrelado por Glória Pires, “Nise – O Coração da Loucura” conta a história da psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999), que inovou o tratamento oferecido para as pessoas com transtornos mentais e, em especial, para aquelas com esquizofrenia. Formada em 1926 na Faculdade de Medicina da Bahia, onde era a única mulher em uma turma de 157 alunos, Nise propôs e aplicou formas alternativas de cuidados aos doentes mentais, baseadas na arte, no afeto e no convívio com animais.

A exibição integra a programação do Cinepsiquiatria, organizado pela Liga de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista). Após a sessão, haverá bate-papo com o médico psiquiatra Giovanni Lopes de Farias.

 

“Branco, Prata e Outros Tons”

A maratona de filmes do Cine Bosque se encerra na quinta-feira, com a exibição do documentário “Branco, Prata e Outros Tons”, idealizado por Elca Rubinstein e dirigido por Humberto Bassanelli. No filme, mulheres que estão descobrindo seus cabelos brancos contam por que deixaram de tingir os cabelos e passaram a se sentir mais charmosas e seguras, propondo, com isso, uma mudança no paradigma social.

Enquanto muita gente trata a velhice como um tabu a ser evitado, Elca Rubinstein não perde a oportunidade de trazer o assunto à tona. Ela é Ph.D. em Economia, formada pela USP (Universidade de São Paulo), onde foi professora até ir para o Banco Mundial, em Washington, em que trabalhou de 1986 a 2003. Após a exibição do filme, Elca participa de um bate-papo com o público. A sessão integra a Campanha de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, marcada mundialmente no dia 15 de junho.

Com Assessoria de Imprensa do Sesc Thermas

 

CINE BOSQUE MOSTRA “TROPICÁLIA”


Filme – “O Bandido da Luz Vermelha”

(BRA, 1968, 92 minutos. Drama. Direção: Rogério Sganzerla)

Dia 12 de junho, terça-feira, às 20h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 16 anos.

Próximos filmes do especial Tropicália: Macunaíma (19/6) e Deus e o Diabo na Terra do Sol (26/6).

 

Filme – “Nise – O Coração da Loucura”

(BRA, 2016, 108 minutos. Drama. Direção: Roberto Berliner. Com Glória Pires)

Dia 13 de junho, quarta-feira, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: 12 anos.

 

Filme – “Branco, Prata e Outros Tons”

Dia 14 de junho, quinta-feira, às 19h30.

No Bosque do Sesc Thermas.

Grátis. Classificação indicativa: livre.

 

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste