Sesc Thermas promove capacitação de gestores

Palestra deve apresentar subsídios para municípios darem sequência à campanha, que ocorre em 30 de maio, mantendo projetos esportivos e atividades físicas

Esportes - Da Redação

Data 11/04/2018
Horário 20:37

O Sesc Thermas de Presidente Prudente promove hoje uma palestra em busca do incentivo ao desenvolvimento de projetos esportivos e de atividade física nos municípios da região de Presidente Prudente. A ação prevê a capacitação de secretários de Esportes e lideranças comunitárias para mais uma edição do Dia do Desafio, que ocorre no dia 30 de maio.

De maneira gratuita e sem a necessidade de inscrições prévias, o evento ocorre em duas sessões: às 9h e às 14h, com a presença do professor doutor Antonio Carlos Bramante. Ele comandará um bate-papo sobre os benefícios da campanha, sobretudo no que diz respeito à interrupção na rotina para atividade física e o estímulo da integração social, criatividade, liderança e o espírito comunitário. Segundo Daniel Yonashiro, técnico de programação esportiva do Sesc Thermas, “o objetivo é que os participantes da atividade compartilhem os conhecimentos com seus respectivos municípios, a fim de incentivar toda população para qualquer tipo de atividade física, em grupo ou individualmente, de acordo com os costumes, recursos e preferências de sua região”, explica.

Vale lembrar que o Dia do Desafio é realizado na última quarta-feira de maio em mais de três mil cidades de 21 países do continente americano, numa disputa saudável entre cidades do mesmo porte, vencendo o município que conseguir mobilizar o maior número de pessoas para a prática de alguma atividade física no dia, considerando o percentual de participantes em relação ao total de habitantes.

Palestrante

Antônio Carlos Bramante possui mestrado em Ciência do Movimento da Saúde pela West Chester State University (1975), e doutorado (Ph.D) em Estudos do Lazer e Gestão de Parques Públicos pela Human Development College - Pensylvania State University (1988). Bramante é professor aposentado da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas.

SAIBA MAIS

Durante o rigoroso inverno de 1983, quando a temperatura chegava aos 20 graus negativos, o prefeito de uma cidade canadense sugeriu uma ação que necessitava da colaboração de todos. Ele propôs que às 15h de determinado dia todos apagassem as luzes, saíssem de casa e caminhassem durante 15 minutos ao redor do quarteirão mais próximo. Era um convite ao exercício do corpo. Além de estimular a realização de atividade física, a iniciativa ocasionou a economia de energia elétrica, que pôde ser calculada pelo número de pessoas envolvidas na atividade.

No ano 2000, o Sesc São Paulo assumiu a coordenação do Dia do Desafio no continente americano. Além da disputa tradicional, as cidades brasileiras estabeleceram desafios prévios com cidades de outros continentes.

Publicidade

Veja também