Especial de cinema

Sesc promove sessão que une filme com degustação culinária

Parte do projeto Experimenta!, a vivência “Sensacine” exibe o longa-metragem “18 Comidas” neste sábado, às 19h30; entrada é gratuita

Da Redação • 06/10/2018 04:30:00

Foto: Divulgação: Trama entrelaça cotidiano de pessoas, com consumo de pratos culinários

Apreciadores da excelente combinação entre uma boa comida e um bom filme têm um apetitoso motivo para virem ao Sesc Thermas de Presidente Prudente, neste sábado. Pelo projeto culinário Experimenta!, a vivência Sensacine exibe o filme 18 Comidas e, ao mesmo tempo, ocorre uma degustação com os sabores que relembram os apresentados na telona. A experiência tem início às 19h30, com entrada gratuita, mas os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência.

Dirigido por Jorge Coira, o filme espanhol se passa na cidade de Santiago de Compostela, onde as refeições significam mais do que apenas comer. A trama entrelaça o cotidiano de diferentes pessoas, usando como pano de fundo o preparo e o consumo de pratos culinários. Conversas, tomadas de decisão, tudo é feito ao redor da mesa.

Os pouco mais de 100 minutos de filme vão mostrando os dramas e conflitos presentes nas relações entre os personagens e como eles se conectam ao sabor dos pratos, desde os mais simples, até os mais sofisticados.

Nesse contexto, a narrativa apresenta histórias como a de um cantor de rua solitário que se apresenta todos os dias nas ruas de Santiago; um jovem feliz ansioso para preparar sua festa de aniversário com os amigos, dois bêbados que já começam o dia se embriagando; entre muitas outras. Dividido em três partes, cada uma referente a uma refeição (café da manhã, almoço e jantar), o roteiro abraça indivíduos de todas as idades e gêneros.

Com a degustação, comandada pela gastrônoma Lali Lázari, de Araraquara, o público pode ter uma experiência com apelo aos diversos sentidos por meio dos alimentos, na qual a comida é expressão da cultura e comer, um ato de integração.

 

Oficina

O Experimenta! também promove, no domingo, uma aula sobre os diferentes tipos de adoçantes que podem ser utilizados nas bebidas e refeições. Também comandada por Lali Lázari, a oficina Doces com açúcares alternativos para agradar até João e Maria convida o público a conhecer diversas maneiras de adoçar bebidas e refeições.

A partir das 16h, os participantes aprendem sobre vários tipos de adoçantes naturais por meio de uma mesa expositiva e da preparação de duas receitas tão deliciosas quanto saudáveis: brownie de beterraba com cacau e sorvete de banana com morango.

A atividade é livre e, para participar, basta retirar uma senha no dia e no local da oficina (Quiosque), na Central de Atendimento do Sesc.

As atividades fazem parte do projeto Experimenta!, que realiza durante o mês de outubro, em todas as unidades do Sesc São Paulo, ações que refletem sobre questões culturais, sociais, econômicas, políticas, ambientais e nutricionais ligadas à alimentação.

 

 

 

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste