Sesc promove oficinas gratuitas para mulheres

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 11/03/2018
Horário 01:21
José Reis, Participantes da oficina de geleias receberam ontem orientações de uma nutricionista
José Reis, Participantes da oficina de geleias receberam ontem orientações de uma nutricionista

Na manhã de sábado, quem esteve no Sesc Thermas de Presidente Prudente pode perceber uma movimentação de mulheres nas áreas de lazer do local. Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na quinta-feira, foram oferecidas duas oficinas gratuitas com atividades de bordado e preparo de geleias caseiras. As participantes que estiveram presentes sentiram-se confortáveis e mostraram dedicação para o início dos trabalhos.

Ansiosa para dar início à oficina de bordado, a arte-educadora Izabela Camilo explica que durante a aula, as participantes aprendem sobre a história da pintora Frida Kahlo. Neste momento, ela diz que busca aprofundar a análise nas obras da artista para que os desenhos bordados sigam a mesma tendência de estilo.

Além de inspirar a criação artística das alunas, são explorados desenhos como flores mexicanas, caveiras, cactos e cores vibrantes, que remetem ao México. De acordo com a professora, essas aulas se baseiam na técnica do bordado livre, uma vertente do bordado comum, mas com traços mais modernos.

Para que as alunas comecem o final de semana com mais tranquilidade, a arte-educadora explica que “bordar torna-se uma terapia. Atrelar isso à história da arte pode ser um passatempo para quem deseja até mesmo ter uma renda extra”. A aposentada Maria de Lourdes Marrara, 67 anos, acordou bem cedo para se preparar para a aula de bordado. Participante de outras oficinas do Sesc Thermas, ela diz que pelo fato de já ter contato com a técnica do bordado, resolveu participar da aula para conhecer outras pessoas, o que traz um diferencial para a rotina. “É um jeito gostoso de fazer novas amizades”, conta.

Com um largo sorriso no rosto, a aposentada Maria Lúcia Mazzaro da Costa, 77 anos, acredita que oficinas como esta fazem bem para o psicológico de quem busca uma atividade diferente. “Eu tenho curiosidade em aprender coisas novas que fujam do cotidiano”, expõe.

 

Cheirinho de doce

Enquanto as alunas do curso de bordado se preparavam para o início da aula, a chef de cozinha Fernanda Neves explica o passo a passo para o preparo de geleias em potes. Durante uma pausa rápida no meio da aula, ela diz que a importância da geleia é o fato dela ser “uma comida de afeto, que todos remetem à casa de vó ou mãe”. Desta forma, o preparo torna-se mais proveitoso.

Por outro lado, as participantes da oficina também recebem orientação de uma nutricionista para estarem cientes da importância que os tipos de açúcares utilizados nas variações de geleias trazem para o corpo. A professora esclarece que “é importante que as meninas aprendam a fazer frutas chegarem a uma consistência boa. Isso elas aprendem aqui”.

 

SERVIÇO

A Oficina de Geleias e a Oficina Bordado Livre: O México de Frida Kahlo serão ministradas entre as 10h e 14h de hoje. Para as interessadas em participar, é necessário realizar a inscrição na central de atendimento do Sesc Thermas de Prudente. O endereço é a Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

Publicidade

Veja também