Senai oferece curso gratuito para pedreiros

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 13/03/2018
Horário 11:48
José Reis, Cursos profissionalizantes são oferecidos de forma gratuita
José Reis, Cursos profissionalizantes são oferecidos de forma gratuita

A Escola Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) Santo Paschoal Crepaldi de Presidente Prudente está com 12 vagas abertas para o curso de Pedreiro-Assentador. O curso tem duração de 160 horas, e é oferecido de forma gratuita, com acesso a materiais de estudos e EPI (Equipamento de Proteção Individual) para pessoas desempregadas ou de baixa renda. As inscrições vão até o dia 27 de março e as aulas estão previstas para começar no dia 7 de abril.

Os interessados devem acessar o site https://presidenteprudente.sp.senai.br/cursos/11/4312/bolsas-de-estudo?bolsa=true, preencher o cadastro de interesse e o procedimento de candidatura com o fornecimento de dados. A ordem de seleção é feita de acordo com o sistema da instituição, que fornece prioridade para pessoas de baixa renda ou em situações de vulnerabilidade. Os critérios de escolha são avaliados de acordo com as demandas de pessoas desempregadas, com a busca do primeiro emprego e de baixa renda.

As inscrições podem ser realizadas online, uma comodidade oferecida pela instituição. Contudo, os candidatos que sentirem dificuldades para o preenchimento podem encaminhar-se até a escola para auxílio no procedimento. O horário de atendimento é de segunda-feira a sábado, das 7h30 até às 21h.

De acordo com Sebastião Roberto de Andrade, diretor da escola, o intuito é fomentar a qualificação profissional e a inserção no mercado de trabalho. Segundo ele, as indústrias em geral passaram por um momento de crise, que ocasionou uma grande dispensa de funcionários, e que agora é um momento propício de contratações, o que torna a qualificação profissional essencial. “Isso é uma questão feita logo de cara para o candidato, o que ele sabe fazer, onde ele se qualificou. A indústria tem pressa e por isso dá preferência para funcionários qualificados”.

Questionado sobre a importância dos cursos profissionalizantes em um momento de vagas escassas no mercado de trabalho, ele ressalta que a palavra-chave é empregabilidade. “Quem está preparado tem maiores chances de conseguir um emprego, com uma previsão de melhora da economia, o cenário tende a ser bom para quem está pronto para trabalhar”.

Quem buscou uma forma de qualificar-se foi Nicole Mello Gonçalves, 17 anos, que começou o curso na tentativa de expandir os horizontes e encontrar uma profissão que tivesse a vocação. “Hoje eu pretendo seguir na área e fazer especializações, porque é algo que vai gerar emprego sempre”. O que mais chama a sua atenção é que com a grade curricular do curso, ela também pode aprender sobre outros assuntos, como português e matemática.

Desde a escola, o estudante Vitor Corrêa Santos, 17 anos, sempre participou de torneios e concursos na área da robótica. Aluno do curso Técnico de Eletrônica da instituição, quando apareceu a oportunidade achou que seria uma chance de familiarizar-se com a área, já que pretender fazer graduação no curso de Engenharia Elétrica. Para ele, o curso profissionalizante é interessante, porque une a parte teórica com a prática.

A oportunidade de profissionalização integra os cursos oferecidos pela instituição. Sendo eles: Eletricista automotivo, Eletricista instalador residencial, Assistente de recursos humanos, Mecânico de motor ciclo diesel, Operador de microcomputador, Soldador arco elétrico e Pedreiro-assentador (azulejista e assentador de pisos). Ao todo, dez turmas estão previstas para compor as áreas fornecidas. Todas as classes são formadas por 16 alunos. Segundo Sebastião, após o encerramento dos cursos, novas vagas serão abertas no decorrer do ano.

 

SERVIÇO

Inscrições curso de Pedreiro-assentador

Data: Até 27 de março

Horário: segunda-feira a sábado, das 7h30 às 21h

Local: Senai de Prudente

Endereço: Rua Roberto Mangue, 151, Jardim Marupiara

Publicidade

Veja também