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BOLOS

Sempre deliciosos...

  • 20/02/2019 10:30
  • Delícias & Delícias

Eles são bem-vindos no café da manhã e no lanche da tarde. Variando os sabores ... e são tantos... que agradam a todos os paladares. A novidade hoje é o bolo sem glúten que traz muito sabor com maçã, canela, banana, cenoura  e muito carinho no preparo. Vamos lá!

Bolo de Maçã com Banana

Ingredientes para massa: 3 ovos (claras em neve), - 2 maçãs com a casca,  ½ xícara (chá) de leite,  ½ xícara (chá) de óleo,  1 xícara (chá) de açúcar mascavo,  1 xícara (chá) de fécula de batata,  1 xícara (chá) de amido de milho,  1 xícara (chá) de farinha de arroz,  1 colher (chá) de goma xantana, 1 colher (sopa) de fermento em pó,  2 bananas picadas.

Ingredientes para a cobertura: ½ xícara (chá) de açúcar de confeiteiro, 1 colher (sopa) de canela em pó.

Preparo: Massa: Separe os ovos. Bata as claras em neve e reserve. No copo do liquidificador, coloque as gemas, as maçãs picadas, o leite e o óleo. Bata bem. Acrescente o açúcar mascavo. Reserve. Em um recipiente coloque a fécula de batata, o amido de milho, a farinha de arroz e a  goma de xantana. Misture. Acrescente aos poucos a mistura do liquidificador e as claras em neve. Junte o fermento e as bananas. Coloque em forminhas próprias. Leve para assar, em forno pré-aquecido, à 180ºC, por aproximadamente 30 minutos. Retire e deixe esfriar.

Cobertura: Em um recipiente, coloque o açúcar de confeiteiro e a canela. Polvilhe sobre os bolinhos.

•           Se preferir, coloque em assadeira de bolo inglês, untada e polvilhada com farinha de arroz. (foto)

•           Pode ser usada a farinha sem glúten substituindo as 3 xícaras (chá) de farinhas.

 

Bolo de Cenoura

 

Ingredientes: 2 cenouras médias raladas,  ½ xícara de óleo de coco liquido (ou outro óleo de sua opção),  3 ovos,  1 xícara de açúcar mascavo ou de coco, 2 xícaras de farinha de arroz, 2 colheres de sopa de semente de chia  1 colher (chá) de fermento em pó, óleo de coco e canela em pó para untar a forma.

Preparo: Pré-aqueça o forno a 180º. Bata as claras em neve e reserve-as. No liquidificador, bata todos os demais ingredientes, com exceção da semente de chia. Despeje a massa na mesma tigela das claras em neve e mexa delicadamente. Acrescente a chia e o fermento. Asse por 30 minutos.

Cobertura: 2 colheres de sopa de cacau em pó, 2 colheres de sopa de açúcar mascavo, 1 colher de sopa de margarina , 2 colheres de sopa leite.

Preparo: Junte todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo até derreter. Cubra o bolo com a cobertura quente.

 

Chocolate

E por falar em chocolate... nada melhor do que uma sobremesa que leve chocolate como ingrediente principal: MOUSSE.

Vamos conferir a receita? Não deixe de experimentar...você não vai se arrepender!

 

MOUSSE DE CHOCOLATE

Ingredientes: 6 ovos, 400 g. de chocolate meio amargo, 4 colheres (chá) de gelatina em pó, 1 xícara de água, 1 cálice de licor de cacau, 1 xícara (chá) de açúcar, 1 lata de creme de leite.

Preparo: Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas com o açúcar, junte a gelatina hidratada, o chocolate derretido e o licor de cacau. Acrescente o creme de leite gelado e com soro e por último as claras em neve. Mexa delicadamente e coloque em taças individuais ou numa tigela grande.  Quando gelar, decore com raspas de chocolate e cerejas.

 

Pavê Sonho de Valsa

 

Ingredientes: Creme: 1 lata de leite condensado, 2 gemas, 1 ½ lata de leite, 1 colher (sopa) de manteiga, 1 colher de maisena.

Preparo: Leve ao fogo todos os ingredientes e mexa sem parar.

Preparando o pavê: Espalhe o creme numa travessa funda ou pirex.  Pique 8 bombons e espalhe sobre o creme. Prepare uma calda grossa com: 1 xícara de achocolatado e ¼ xícara de água. Não vai ao fogo. Espalhe sobre os bombons picados. Bata as claras em neve, junte 4 colheres de açúcar, 1 lata de creme de leite gelado, sem soro. Cubra todo o pavê. Leve ao congelador até a hora de servir.

 

NUTRIÇÃO

Consuma sucos de maneira saudável

 

•           Uma boa dica é complementar a combinação com ingredientes como aveia, linhaça e gergelim.

•           Tente não coar a mistura.

•           Apenas o suco não substitui uma refeição. Procure complementá-la com pão integral, queijo branco ou outra fonte de proteína magra.

•           Com as misturas, os sucos ganham colorações vibrantes que atraem, inclusive, as crianças.

•           É possível combinar frutas, legumes, verduras e até chás.

•           Prefira as frutas da estação, mais suculentas, mais baratas e com mais vitaminas.

•           Utilize pouca água.

•           No verão, os sucos auxiliam na hidratação do corpo, mas os 2 litros de água por dia devem ser consumidos também – os sucos são complementares.

•           Quando possível, utilize também as cascas das frutas, depois de fazer uma boa higienização.

•           Evite usar açúcar ou adoçante.

•           O ideal é que o suco seja consumido na hora em que é preparado. Se quiser guardar para mais tarde, mantenha-o em recipiente fechado e escuro, porque a luz e o oxigênio aceleram a perda de vitaminas.

 

 

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