Semob quer reduzir crimes em 25% com câmeras

Prefeitura anunciou ontem a chegada de sete dispositivos inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico

José Reis - Na rotatória do Jardim Monte Alto, que receberá dois dispositivos, um deles terá OCR
José Reis - Na rotatória do Jardim Monte Alto, que receberá dois dispositivos, um deles terá OCR

A Prefeitura de Presidente Prudente anunciou, na tarde de ontem, a chegada sete câmeras inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico, que serão instaladas em pontos estratégicos e de maior fluxo na cidade. Em tais locais, a estimativa é que haja uma redução de 25% nas infrações cometidas, seja de trânsito ou até mesmo policiais. Os dispositivos devem ser implantados até a segunda quinzena de julho.

A informação é do titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lucio Cardoso, que também expõe quais são os setes pontos que receberão o monitoramento. “Será uma câmera na Rua Doutor José Foz; uma na Avenida Coronel Marcondes, em frente à Semob; outra na mesma avenida, mas de encontro com a Rua Tenente Nicolau Maffei, na esquina da Catedral São Sebastião; duas na rotatória do Monte Alto, sendo uma delas com OCR, e duas no calçadão, [também Rua Tenente Nicolau Maffei]”, aponta. OCR é o sistema Optical Character Recognition, que na tradução fica Reconhecimento Óptico de Caracteres.

E desse contingente de dispositivos, Adauto lembra que já existem duas câmeras em pleno funcionamento no calçadão e em fase de testes. No mesmo patamar, está a central que receberá as imagens ao vivo. Central essa que está em processo de instalação no próprio prédio da Semob, e é formada por seis monitores para receber as primeiras câmeras do sistema.

 “A expectativa é grande para a implantação das câmeras em sua totalidade, pois o objetivo é inibir diversas ocorrências, entre elas acidentes, atropelamentos, roubos, furtos, apropriação indébita, violência, maus-tratos aos animais, vandalismo, pichações em prédios públicos e privados, reconhecimento identificação de pessoas desaparecidas ou procuradas e infrações de trânsito e outras funcionalidades”, afirma Adauto.

Ademais, a iniciativa privada poderá compartilhar as imagens de residências, lojas e estabelecimentos e condomínios. Com câmeras compatíveis com a tecnologia para compor o banco de dados, podendo se unir para compartilhar suas imagens, contribuindo com a segurança local.

A iniciativa é do Governo Municipal, por meio da Semob, em parceria com a empresa multinacional Genetec, através do representante Venses Technology, que realizou a doação do software e dos equipamentos para a central de monitoramento.

Continuidade

Na continuidade dos trabalhaos, a ideia, conforme afirma o secretário, é promover uma cidade “mais monitorada”. Pensando nisso, ele garante que um processo de licitação será iniciado para promover a instalação de câmeras inteligentes e de alta resolução em escolas, postos de saúde, entradas e saídas da cidade e praças públicas.

Saiba mais

Estima-se que a redução de infrações nos locais onde há monitoramento e compartilhamento das imagens em tempo real através do Projeto ‘Luz Azul’ com o Projeto Detecta seja de até 25%. Este é o mesmo sistema utilizado no monitoramento de grandes cidades, como Nova Iorque, São Paulo, Guararema, Cubatão e São Carlos. Fonte: Secom

 

FALA POVO

Qual sua opinião sobre a instalação de câmeras de monitoramento inteligente na cidade?

José Lauriano

Aposentado, 65 anos

“Vai ser bom porque vai evitar os roubos. Se acontecer o crime, a imagem do ladrão vai estar registrada”

 

José Rodrigues

Aposentado, 59 anos

“A instalação vai ajudar a diminuir a criminalidade, e os comerciantes poderão trabalhar mais tranquilos”

 

Mayara Kaanda

Promotora, 32 anos

 “Será ótimo! Existem muitas pessoas folgadas no trânsito que ficarão mais espertas a partir de agora”

 

Lucas Junior da Silva Vilhone

Auxiliar de limpeza, 29 anos

“Minha esposa já teve o celular furtado no centro de Prudente e não encontraram o ladrão. Se tivesse câmera, ajudaria”

 

Tatiana de Carvalho

Manicure, 26 anos

“Por um lado será algo bom porque evita a criminalidade, mas deveria ter também o reforço policial na área central”

 

Publicidade

Veja também