Semob apresenta projeto de instalação de câmeras

Documento finalizado e entregue ontem ao chefe do Executivo fechou o número em 205 pontos e que serão abastecidos por 565 câmeras, e não por 200 aparelhos, como divulgado antes

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/09/2019
Horário 07:19
Arquivo - Monitoramento das câmeras espalhadas na cidade será feito pela Semob
Arquivo - Monitoramento das câmeras espalhadas na cidade será feito pela Semob

Assim como estava previsto e divulgado por este diário ontem, o titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lucio Cardoso, apresentou ao prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho (PTB), na tarde de ontem, o projeto que objetiva trazer mais segurança para a cidade no que diz respeito ao monitoramento eletrônico. Com o documento finalizado, o secretário comentou para a reportagem que, por fim, ficou estabelecido o número de 205 pontos e que serão abastecidos, se tudo ocorrer conforme planejado, por 565 câmeras, e não por 200 aparelhos, como divulgado pela secretaria previamente antes da reunião e apresentação oficial ao chefe do Executivo.

Segundo Adauto, a diferença na quantidade de pontos e câmeras se dá, por exemplo, porque escolas e postos de saúde podem receber até quatro câmeras cada uma, o que faz com que o monitoramento seja eficaz e a quantidade de aparelhos mais do que o dobro em relação à quantia de pontos. De forma detalhada, a distribuição ficará da seguinte forma: uma câmera em 80 praças da cidade, cinco “supercâmeras” no Parque do Povo, 120 escolas e postos de saúde com quatro aparelhos protegendo o local e o tráfego de veículos ao redor.

Conforme noticiado ontem, a Prefeitura anunciou em julho a chegada de sete câmeras inteligentes e de alta definição para testes de monitoramento com vídeo analítico, que seriam instaladas em pontos estratégicos e de maior fluxo na cidade. Em tais locais, a estimativa era de que houvesse uma redução de 25% nas infrações cometidas, seja de trânsito ou até mesmo policiais.

A previsão de investimento para o projeto é de R$ 3 milhões e os recursos devem ser buscados pela administração junto aos governos estadual e federal, inicialmente, e, caso seja negado, por meio de recursos próprios, como financiamentos. “Em alguns pontos conseguimos descobrir acidentes, tentativas de arrombamentos e delitos que nos mostraram como é importante um serviço como este”, adiantou o secretário sobre o período de testes na cidade.

Publicidade

Veja também