Semea recolhe 27,9 mil pneus durante campanha

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 15/05/2019
Horário 04:30
 Arquivo - No ano passado, a campanha coletou 80.860 pneus, conforme dados da municipalidade
Arquivo - No ano passado, a campanha coletou 80.860 pneus, conforme dados da municipalidade

Um dos locais onde o mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, pode encontrar um criadouro para se procriar são os pneus, como sempre foram tratados e merecem atenção quanto a servirem como depósitos de água parada. Pensando nisso, a Prefeitura de Presidente Prudente segue até sexta-feira com a realização da Semana Estadual de Mobilização para o Recolhimento de Pneus. Até então, conforme dados da municipalidade, 27.980 itens foram recolhidos.

De forma detalhada, são 26.800 de pequenas medidas, isto é, carros, motos e bicicletas, e outros 1.180 de caminhão, segundo números do balanço realizado pela Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente), que também é responsável pelo recolhimento. O efetivo é realizado no Ecoponto, que faz a coleta do material e dá a destinação correta. Qualquer um pode entregar o material, e sem hora agendada.

Ainda de acordo com informações da Semea, a campanha vem com o objetivo de cumprir com a logística reversa, e também reduzir os criadouros do mosquito transmissor, vetor da dengue, zika vírus e febre chikungunya, uma vez que pneus acumulam água e se tornam locais propícios para proliferação do mosquito.

Em Prudente, os pneus coletados pelo município são recolhidos pela Reciclanip, órgão da Anip (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos). “A entidade representa os fabricantes de pneus no Brasil e é responsável em promover a logística reversa dos inservíveis”, detalha a pasta. A empresa trabalha com reciclagem.

Sobre isso, o secretário titular da Semea, Wilson Portela Rodrigues, não deixa de pontuar, ainda, que o trabalho é importante, pois há “muitos pneus” a serem descartados corretamente no município. “Evitamos assim que joguem na natureza, fundo de vales, áreas verdes e espaço públicos, servindo não só como criadouros de mosquitos, mas poluindo o meio ambiente”, conclui.

Balanço de 2018

No ano passado, a Prefeitura afirma que, durante toda a campanha, foi possível recolher 80.860 pneus. A maior quantidade foram os de medidas pequenas, com 77.050 materiais coletados, e mais 3.810 itens advindos de caminhões.

Com Secretaria Municipal de Comunicação

ServiçoPara quem quer realizar a entrega do material é necessário se dirigir ao Ecoponto, que está localizado na Avenida Manoel Goulart, 3.920, próximo ao Cristo. O horário de atendimento é das 8h às 11h e das 13h às 17h.

Publicidade

Veja também