Semea realiza plantio de 100 mudas em PP

Atividade realizada ontem no Parque dos Girassóis integrou a programação do Dia Mundial da Água, que segue até hoje na cidade

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 23/03/2018
Horário 09:39
José Reis | Ação, realizada em área da bacia dos rios Cedro e Cedrinho, teve participação de 25 alunos
José Reis | Ação, realizada em área da bacia dos rios Cedro e Cedrinho, teve participação de 25 alunos

A Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) de Presidente Prudente promoveu ontem, o plantio de 100 mudas de árvores no Parque dos Girassóis. A atividade, realizada em área da bacia dos rios Cedro e Cedrinho, fez parte de uma das ações promovidas pela pasta durante a semana, com o intuito de celebrar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março. O evento contou com a presença dos representantes do Rotary Club, Uniesp, Cart (Concessionária Auto Raposo Tavares) e a Escola Municipal Regina Dal Poggetto Ribeiro.

Segundo Wilson Portella Rodrigues, secretário municipal do Meio Ambiente, a iniciativa existe há seis anos e o resultado observado é positivo, no quesito conscientização da população. Durante a semana, são realizadas ações e palestras nas escolas sobre o uso racional da água e a importância da preservação dos mananciais e das nascentes. No evento de ontem, foi feita a recomposição de algumas áreas - onde o plantio feito há um tempo atrás não obteve sucesso -, além da inserção de novas mudas, promovendo a recuperação da área e a melhora da região.

Para ele, a iniciativa do plantio contribui para o meio ambiente porque consegue melhorar o clima e a paisagem, uma vez que o setor tem atuado nas áreas verdes e também em calçadas. “Aproveitamos para conscientizar as pessoas sobre o descarte de resíduos sólidos, pois passamos por grandes problemas dos munícipes que fazem o descarte incorreto do lixo, mesmo com o serviço de coleta na cidade”.

O responsável destaca a necessidade do apoio da população e ressalta que algumas atitudes básicas que os moradores podem tomar são a fiscalização do depósito irregular de lixo nas áreas verdes, terrenos e espaços físicos da cidade, assim como o auxílio na manutenção das árvores e a participação nos cursos oferecidos de descarte de pneus e recuperação de óleo de cozinha, pela Cooperlix (Cooperativa de Trabalhadores de Produtos Recicláveis de Presidente Prudente) em vários pontos do município.

Representado a escola municipal, a orientadora pedagógica Gislene Souza Santos diz que a instituição participou com cerca de 25 alunos do agrupamento maternal II. O convite veio por meio da Semea, e coincidiu com o projeto já realizado na escola, sobre o uso adequado da água. “Em nosso plano de ação, também temos o foco da conscientização do meio ambiente”. De acordo com ela, as crianças conseguem absorver a mensagem de forma lúdica, e é importante que elas aprendam sobre o assunto desde a infância.

Publicidade

Veja também