Semav retoma linha de ônibus especial no Maré Mansa

Após reclamações de moradores sobre a retirada de horário, pasta recuou na decisão e itinerário volta a circular às 5h45 de hoje

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 12/07/2018
Horário 05:02
Marcio Oliveira - Semav informa que está à disposição para analisar reivindicações de usuários de ônibus
Marcio Oliveira - Semav informa que está à disposição para analisar reivindicações de usuários de ônibus

A partir de hoje, volta a funcionar normalmente a linha de ônibus especial Maré Mansa x Rodoviária, que realiza o transporte urbano com saída do bairro às 5h45, em Presidente Prudente. De acordo com a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), o horário havia sido retirado devido ao período de férias escolares e, após a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública) e Prudente Urbano receberem manifestações de trabalhadores que dependem desta linha para irem ao trabalho, o horário foi retomado para atender aos munícipes. Conforme a pasta, a previsão para retomada do horário estava prevista para a última semana de julho.

Moradores do Parque Imperial e Maré Mansa já haviam entrado em contato com a reportagem para reclamar sobre a retirada da linha especial. Conforme informado pelos munícipes, aproximadamente 20 trabalhadores ficaram sem transporte direto para os locais de trabalho durante pouco mais de uma semana, o que ocasionou atrasos nas empresas. A costureira Edna Ferniano Beraldo, 44 anos, passou por esta situação.

“Diariamente, eu pego dois ônibus para ir trabalhar, um no bairro e outro no centro da cidade. Nas últimas semanas eu estava atrasando cerca de uma hora na minha entrada”, explica a costureira. Ciente do problema enfrentado, diz que a chefe entendeu a situação e que não precisou repor as horas perdidas. “Como eu não tenho automóvel, a única opção para ir ao trabalho foi pegar o horário das 6h05 e aguardar até 7h30 para o segundo transporte, o que antes era mais imediato”, expõe.

Edvaldo Jianelli Henares, 51 anos, trabalha como motorista e mora no Residencial Maré Mansa. Inconformado com a situação vivenciada em dias anteriores, diz que precisou ir trabalhar de carro, o que aumentou o custo com despesas de combustível. “Meu orçamento diário chegou a R$ 15 e, como os colegas também precisam do transporte, passei a oferecer carona a eles”, acrescenta.

Prática comum

A Secom ressalta que as alterações em linhas especiais durante o período de férias escolares são comuns, devido à queda expressiva no fluxo de passageiros em determinados horários. No entanto, acrescenta que a Semav está à disposição para analisar as reivindicações de usuários do transporte coletivo referentes aos horários das linhas. Para entrar em contato com a pasta, é preciso ligar no telefone 3908-7011. 

Por meio de nota, a empresa Prudente Urbano, que administra o transporte público em Presidente Prudente, informa que “diante das reclamações dos moradores, a Semav reavalia e determina se o horário deve retornar antes do fim das férias escolares ou não”. Com isso, afirma que “a Prudente Urbano cumpre suas determinações de imediato”.

 

Publicidade

Veja também