Semana visa aumentar doação de órgãos em PP

PRUDENTE - ANNE ABE

Data 23/09/2017
Horário 12:46
José Reis, Semana Nacional do Doador de Órgãos foi lançada na manhã de ontem, em Prudente
José Reis, Semana Nacional do Doador de Órgãos foi lançada na manhã de ontem, em Prudente

Na tentativa de aumentar o número de doações de órgãos e conscientizar sobre a ação, teve início ontem a Semana Nacional do Doador de Órgãos. A ação segue até o dia 30 de setembro, promovendo palestras, campanhas educativas sobre a importância da doação de órgãos e prestação de serviços à comunidade. Na programação está prevista uma comemoração especial no dia 27 de setembro, quando será celebrada uma missa na capela interna da Santa Casa de Misericórdia, em alusão ao Dia Nacional do Doador de Órgãos.

Segundo dados da santa casa, neste ano foram realizadas duas captações de múltiplos órgãos e oito transplantes de rins. Além desses, nos oito primeiros meses do ano, ocorreram 25 transplantes e 42 captações de córneas. No balanço parcial, a negativa das famílias abordadas para doação de órgãos ficou acima de 50%, no entanto, o hospital não quis informar quantas abordagens foram feitas.

Já no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, conforme publicado anteriormente, a cidade alcançou 60% do número de captações de órgãos realizadas em todo o ano passado, com o total de 30 abordagens - destas, 15 concordaram com o procedimento. Já em 2016, foram 44 abordagens realizadas, sendo que 25 famílias aceitaram fazer a doação.

Neste sentido, o presidente do Banco de Olhos Maria Sesti Barbosa da Santa Casa de Misericórdia, Irineu Sesti Filho, ressalta a importância da realização das abordagens da Semana Nacional do Doador de Órgãos. “Existe uma falta de esclarecimento à população. Procuramos administrar isso e, com esse trabalho, conseguimos aumentar a doação de córneas e múltiplos órgãos”, pontua.

Parceiro na idealização da semana, o curso de Medicina da Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) promove testes de acuidade visual em alunos do ensino fundamental, em que é possível detectar anomalias congênitas na visão precocemente, que são encaminhadas para o Banco de Olhos. A professora Edilaine Larissa Gretter Machado Pereira coordena as visitas escolares e explica que, após os testes, também é feito um trabalho de educação com as crianças sobre a importância da doação de órgãos. “Elas divulgam para os familiares sobre a doação de órgãos em vida. Isso é importante, pois se alguém da família já souber disso, pode fornecer a autorização”, enfatiza.

 

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira, às 14h - Palestra sobre a importância da doação de órgãos, na ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Vila Marcondes, localizada na Rua Bahia, 454;

Quarta-feira, às 7h30 – Missa em ação de graças do encerramento da Semana Nacional do Doador de Órgãos, na Capela Interna da Santa Casa de Misericórdia;

30/09, das 9h às 13h – Prestação de serviço à comunidade na Praça Nove de Julho, em que serão oferecidos teste de glicemia e aferição de pressão arterial, além da entrega de panfletos e conscientização da importância da doação de órgãos.

Publicidade

Veja também