Semana Senac de Leitura sedia sessão de cinema e oficinas gratuitas para Prudente

Evento será de 23 a 28 de abril em todas as unidades da rede com a tradicional Feira de Troca de Livros e várias outras atrações

VARIEDADES - Da Redação

Data 22/04/2018
Horário 12:10

O Senac Presidente Prudente traz uma programação de atividades gratuitas para a 3ª Semana Senac de Leitura, que ocorre de 23 a 28 de abril, nas 60 unidades da rede em todo o Estado de São Paulo, sob o tema Filmes e Séries Inspiradas em Livros. A instituição oferecerá oficinas e sessões de cinema, além da Feira de Troca de Livros.

Um dos destaques da iniciativa é a oficina “O Livro da Vida”, no dia 26 de abril, onde os participantes aprenderão a construir um livro de memórias, com fotos e pequenos objetos pessoais que remetam a bons momentos vividos ao longo da trajetória.

No dia 27 de abril, em dois horários diferentes – das 14 às 17 horas e das 18 às 21 horas – haverá a oficina Criação de Filmes Com Movie Maker. Na atividade, o público vai conhecer sobre criação e edição de apresentações de vídeos, elaborando um pequeno projeto de filme baseado em livros.

“A 3ª Semana Senac de Leitura é uma oportunidade para troca de experiências. O evento incentiva a leitura e une diferentes públicos, de maneira cultural, estimulando cada vez mais o aprender”, comenta Rita de Cássia Holanda, gerente do Senac Presidente Prudente.

 

Parceria

Com a proposta de democratizar o cinema para comunidades da Grande São Paulo e do interior do Estado, o Senac firmou parceria com o MIS (Museu da Imagem e do Som), que irá disponibilizar filmes de produtoras parceiras a serem exibidos durante a programação. O museu comandará as atividades culturais em 13 unidades participantes: Americana, Araçatuba, Birigui, Botucatu, Jaú, Marília, Pindamonhangaba, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista, São José dos Campos, Sorocaba e Santo André, onde há Pontos MIS – espaços de formação, difusão e circulação de obras cinematográficas.

Em Presidente Prudente, no dia 27 de abril, o MIS exibirá o filme Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida, do diretor Matheus Souza. O longa conta a história da jovem Clara (Clarice Falcão), que cursa medicina por pressão familiar e passa a matar aulas sem a família saber. Em meio a uma dessas aventuras, ela conhece um rapaz que a ajuda a encontrar um norte para sua vida.

“A parceria com o MIS dá a possibilidade de estabelecer a disseminação da cultura e da educação dentro do universo do audiovisual, literatura e arte”, afirma Cristiane Camizão Rokicki, coordenadora da rede de bibliotecas do Senac São Paulo.

 

Feira de Troca de Livros

A Semana Senac de Leitura tem como proposta estimular a reflexão sobre a importância da produção escrita e da leitura como elementos formadores de indivíduos críticos, por isso, contará também com a Feira de Troca de Livros e gibis, promovida pela instituição há mais de 10 anos.

Para participar, basta o visitante levar um livro de literatura nacional, estrangeira ou quadrinhos até a biblioteca da unidade e trocar por outro de seu interesse. Excluem-se da iniciativa obras didáticas/educacionais, religiosas e com cunho político ou ideológico. Em caso de dúvidas, um monitor do Senac auxiliará o público.

 

Semana de Leitura

Segundo a pesquisa ‘Retratos da Leitura no Brasil’, feita pelo Ibope para o Instituto Pró-Livro, 67% dos entrevistados afirmaram que não tiveram quem os estimulassem o hábito da leitura durante a infância. Os livros são a tradução em versão escrita do imaginário do autor. Diversas obras tornam-se passaportes mais acessíveis para viagens incríveis.  Quando as histórias transcendem as páginas de uma obra literária e ganham as telas, a jornada fica ainda mais intensa.

Diante disso, o Senac, por meio de suas bibliotecas, promove há três anos a Semana Senac de Leitura. O evento oferece espaços personalizados, serviços e ações culturais de qualidade totalmente gratuitas, contribuindo para ampliar a assiduidade à leitura da infância à vida adulta.

 

Confira a programação completa da unidade:

Data

Horário

Atividade

23 a 28/4

23 a 27/4 das 9h às 21h

28/4 das 9h às 11h

Feira de Troca de Livros

26/4

Das 14h às 17h

Oficina – O Livro da Vida

26/4

Das 18h às 22h

Oficina Ponto MIS – Meu Primeiro Livro Fotográfico

27/4

Das 9h às 11h

Sessão de cinema Ponto MIS – Eu Não Faço a Menor Ideia do que Eu Tô Fazendo com a Minha Vida

27/4

Das 14h às 17h

Oficina – Criação de filmes com Movie Maker

27/4

Das 18h às 21h

Oficina – Criação de Filmes com Movie Maker

 

 

 

 

Serviço

Semana Senac de Leitura 2018

Tema: Filmes e Séries Inspiradas em Livros

Data: de 23 a 28 de abril de 2018

Local: Senac Presidente Prudente

Endereço: Avenida Manoel Goulart, 2.881, Centro Educacional – Presidente Prudente/SP

Participação gratuita

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/semanadeleitura

 

Publicidade

Veja também