Semana do Trânsito busca redução de acidentes

Discurso marcante do vice-prefeito Douglas Kato, usando sua história de vida como exemplo, provocou reflexões nos presentes, em especial aos mais jovens

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 19/09/2019
Horário 05:05
Marco Vinicius Ropelli - Projeto Aquarela se apresentou na abertura da Semana Nacional do Trânsito
Marco Vinicius Ropelli - Projeto Aquarela se apresentou na abertura da Semana Nacional do Trânsito

A Semana Nacional do Trânsito começou com um discurso emocionante do vice-prefeito de Presidente Prudente, Douglas Kato Pauluzi (PTB). Ele se lembrou do acidente do qual foi vítima e que deixou sequelas permanentes em seu corpo. Douglas tinha 19 anos quando, após um churrasco, onde eles e alguns amigos ingeriram bebidas alcoólicas, a motocicleta onde ele estava se chocou na traseira de um caminhão que estava estacionado. O amigo do vice-prefeito, que guiava a Biz, faleceu, e Douglas teve graves fraturas que o tornaram tetraplégico.

“Eu achava que nada ia acontecer comigo”, enfatizou o vice-prefeito, destinando a mensagem aos jovens que acompanhavam a abertura da semana no auditório do Centro Cultural Matarazzo, na manhã de ontem. Estavam presentes no local, primeiro apreciando a apresentação musical do Projeto Aquarela, e depois compondo a mesa de autoridades, além do representante do Executivo, o vereador José Geraldo de Souza, Geraldo da Padaria (PSD), representantes da Polícia Militar e secretários municipais, em especial, o titular da Semob (Secretaria de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lucio Cardoso.

Conscientização

O secretário afirma que “essa conscientização vem ao encontro do tema, que é ‘No trânsito, o sentido é a vida’, então, todo o país vem conclamar que entidades, empresas, e parceiros que tenham envolvimento na formação de motoristas, busquem educar para que possamos ter um trânsito mais humano”.

Adauto salienta que o objetivo é atingir pedestres, passageiros e motoristas, e, para isso, ele entende que a formação deve ocorrer nas escolas e autoescolas. A principal forma de evitar acidentes, destaca, é a prevenção, daí a necessidade, segundo o titular da Semob, de formar cidadãos mais voltados ao entendimento das leis.

“Eu sempre falo que após uma pessoa se envolver em um acidente, ela busca mais reflexão para melhorar e ser um bom motorista”, destaca Adauto. É, justamente, em relação a isso, que Douglas Kato clama atenção e respeito dos munícipes às leis, para que não seja preciso que aprendam em momentos de dor. Os dados demonstram que basta consciência para reduzir drasticamente os acidentes de trânsito, 94% dos reveses com mortes são causados por falha humana e são facilmente evitáveis.

Programação da Semana Nacional do Trânsito

Hoje - Blitz educativa em pontos a definir realizada pela Polícia Militar ;

Hoje – das 9h às 17h: Projeto Cidade Mirim – Escola Triedro;

Amanhã – às 9h: Palestra para alunos da Fatec (Polícia Rodoviária);

Amanhã - 9hs às 16h: Projeto Cidade Mirim Escola Maria Regina Dal Poggetto Ribeiro;

Sábado – 9h às 12h: Campanha em faixa de pedestre no centro, com participação do Semob, Grupo Escoteiros, Sest/Senat;

Sábado - 21h: Conscientização nos bares e lanchonetes (bebidas) com participação da Semob, Polícia Militar, Sest/Senat;

23/09 – turmas às 9h e às 14h: Palestra e Cidade Mirim Associação Bathel Brasil Novo;

24/09 - Escola Fátima Falcon – Palestras para abordar ciclismo com segurança;

25/09 – 9h: Praça da Juventude e Longevidade Lucas Nalin Pasqualini (Cohabão): Palestra de conscientização “Valorização da vida”;

25/09 – 9h às 16h: Projeto Cidade Mirim na Escola Mário Peretti;

25/09 – 15h: Rua Tenente Nicolau Maffei (proximidades Banco do Brasil) Encerramento das atividades da Semana Nacional do trânsito - simulação de acidente e resgate do Corpo de Bombeiros, Detran e Semob.

Fonte: Organização

(Programação sujeita à alteração e inclusão de novos eventos)

Publicidade

Veja também