Semana de Trânsito atinge 3 mil pessoas em Prudente

Programação de ações de conscientização sobre segurança viária finaliza hoje, com atividades em escola e blitz educativa

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 25/09/2018
Horário 08:14
Marcio Oliveira - Atividade com Cidade Mirim foi realizada ontem em escola do João Domingos Netto
Marcio Oliveira - Atividade com Cidade Mirim foi realizada ontem em escola do João Domingos Netto

A Semana Nacional de Trânsito termina hoje em Presidente Prudente, após o desenvolvimento de ações voltadas para conscientização da população sobre a segurança viária. Durante as atividades, estima-se que tenham sido atingidas em torno de 3 mil pessoas, fora as ações de forma indireta por meio de trabalhos efetuados nas mídias. Na Escola Municipal Sylvia Marlene Pereira Faustino, localizada no Conjunto Habitacional João Domingos Netto, foram realizadas, na tarde de ontem, atividades de simulação de trânsito na Cidade Mirim da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública). A programação se encerra com mais uma manhã de atividades na escola e uma blitz de orientação no cruzamento da Avenida 11 de Maio com a Avenida da Saudade, das 8h às 10h.

Segundo o coordenador de educação para o trânsito da Semav, Renato Gouvea, a Cidade Mirim é composta por minicasas, pistas com placas de trânsito e bicicletas para simulação de veículos. Renato fala que as professoras da escola em questão já trabalharam conceitos de segurança viária com os alunos, para que fossem colocados em prática no circuito da Cidade Mirim. “As crianças fazem o papel de pedestres e condutores dos veículos, aplicando os conhecimentos aprendidos em sala de aula”, afirma.

Renato declara que o objetivo é demonstrar, de forma lúdica, a vivência das situações de trânsito, tornando a atividade mais prazerosa. “A criança vai levar esses conceitos durante toda a vida e vai até se lembrar deles quando iniciar o processo da habilitação”. A Cidade Mirim é utilizada o ano todo, em escolas e eventos com a comunidade, e pode ser solicitada a partir de agendamentos na Semav.

Além disso, hoje haverá uma blitz com agentes da pasta em parceria com o Corpo de Bombeiros, para abordar os condutores em geral. “Vamos entregar um material completo de orientação, com dicas de segurança viária para a população”, explica Renato. Ele classifica a Semana Nacional de Trânsito como o início de uma reflexão para chamar a atenção da sociedade dos riscos que o trânsito oferece. “Nosso maior intuito é salvar vidas, pois nenhuma cidade ou país quer estar ocupando os primeiros lugares dos índices de morte”, expõe.

Publicidade

Veja também