Semana de Ciência e Tecnologia começa com palestra e workshop  

Ainda hoje, haverá entrega da reforma do prédio da Inova e inauguração do Coworking Municipal; debate sobre como e por que inovar fecha o 1º dia

PRUDENTE - Da Redação

Data 15/10/2018
Horário 17:23
Guilherme Santana/Inova Prudente  - Facilitadora Ana Cristina abordou os conceitos básicos de Scrum utilizando a ferramenta Trello
Guilherme Santana/Inova Prudente  - Facilitadora Ana Cristina abordou os conceitos básicos de Scrum utilizando a ferramenta Trello

Na manhã de hoje, teve início a 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, na Fundação Inova Prudente. Até agora, já foram duas ações. A palestra “Como conseguir investimento em minha startup?”, com Thiago Matsumoto da Dodeka Investimentos, e o workshop “Conceitos básicos de Scrum utilizando a ferramenta Trello”, com a facilitadora Ana Cristina Cardoso Coimbra.

Conforme Thiago, que abriu a Semana de Ciência e Tecnologia, é difícil conseguir investimento para startup, mas o processo fica mais fácil se a empresa estiver preparada e com o requisito principal que é resolver um problema. “O investidor precisa de retorno. Se a startup quer crescer, alavancar e ser escalável, precisa resolver um problema. Dessa forma, terá cliente e conseguirá investidor”.

Ele diz ainda que a palestra foi no sentido de ajudar as startups a terem projeto e pensar em estratégias de como atrair o investimento, já que explanou também sobre como o investidor pensa e enxerga uma startup. Além disso, apresentou vários cases de sucesso nacionais. “Diversas startups já são unicórnio, que são aquelas que valem R$ 1 bilhão. Só em 2018 foram cinco que viraram. Quem sabe em Prudente não conseguimos ajudar uma startup a virar unicórnio?”, pontua, otimista.  

No período da tarde, Ana Cristina avalia o workshop como uma geral sobre metodologias ágeis de desenvolvimento, focado na metodologia Scrum, que é “para entregas mais rápidas e executáveis, um sistema para área de informática”. Já o Trello, ela conta que é ferramenta online que consegue fazer o gerenciamento de tarefas e equipes. “Ela funciona como um quadro do Kanban, direto na internet. Por exemplo, é possível trabalhar no mesmo projeto estando em localidades geográficas diferentes”, detalha.

Assim, a facilitadora explica que o workshop foi voltado para quem está iniciando um projeto, desenvolvendo um software ou até mesmo àqueles que já têm um. “Aprender uma ferramenta online a uma metodologia de desenvolvimento auxilia na execução mais prática e ágil de um determinado sistema. O que é um diferencial, pois o participante conseguirá atuar de maneira mais rápida e com melhor qualidade, que é o foco principal de uma entrega, fazê-la com qualidade”, finaliza.

A programação do primeiro dia da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento tem continuidade. A partir das 17h30, tem a entrega da reforma do prédio da Inova Prudente e inauguração do Coworking Municipal de Tecnologia e Inovação. Haverá ainda a entrega da premiação aos vencedores do Hackathon Prudente – Varejo e Turismo. No período noturno, às 19h30, a palestra “Como e por que inovar?”, com Lucas Krasucki e Marcos Scaldelai. 

Com Secretaria Municipal de Comunicação

 

 

 

Publicidade

Veja também