Semana da Inovação gera imersão em tecnologia

Evento da Fundação Inova Prudente se estende até sexta-feira e reúne workshops, minicursos e palestras com especialistas

PRUDENTE - ANDRÉ ESTEVES

Data 23/01/2018
Horário 13:59
Marcio Oliveira, Participantes entraram em contato com a plataforma Arduino
Marcio Oliveira, Participantes entraram em contato com a plataforma Arduino

Computação em nuvem; internet das coisas; produção de jogos; fotos e vídeos em 360º; impressão 3D; e realidade aumentada. Estes são alguns dos temas futurísticos e inovadores que estão mudando a forma de reproduzir e ver o mundo e que viraram pautas da 1ª Semana da Inovação, realizada pela Fundação Inova Prudente. Com o objetivo de proporcionar aos participantes novos conhecimentos sobre as tecnologias mencionadas e a ampliação de suas redes de contato, o evento segue até sexta-feira e reúne workshops, minicursos e palestras com especialistas da área. De acordo com o diretor-presidente da instituição, José Wilmar Ferreira Lima, até a manhã de ontem, o sistema somava 1.594 inscrições, no entanto, a expectativa é que até 3 mil pessoas prestigiem alguma das ações previstas.

 

Jornal O Imparcial

Embora a abertura oficial do evento tenha ocorrido ontem, às 19h, com uma palestra sobre a quarta revolução industrial e as oportunidades e desafios neste momento em que vivemos, a segunda-feira já começou com atividade. Às 8h, 23 pessoas participaram de um minicurso sobre o Arduino, uma plataforma que favorece o ensino da lógica de programação e eletrônica. Conforme o professor Adael Oliveira Marciano dos Santos (foto), o exercício se baseia nas áreas de automação e robótica e possibilita a criação dos mais diversos projetos, desde o acender de uma lâmpada até a montagem de um robozinho autônomo. Na oportunidade, os alunos trabalharam com sensores de luz e de temperatura de ambiente para colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Adael defende que o curso não é direcionado para um público específico, mas os inscritos já são pessoas que estudam ou trabalham com programação.

O único requisito é a criatividade. Ainda que os projetos sigam o que é proposto pelo material didático, o professor aponta que os participantes têm a liberdade de pensar além e acrescentar ideias que estavam fora da apostila. A atividade teve duração de um dia, porém, os interessados em entender melhor sobre a plataforma podem se matricular no curso de uma semana oferecido pela fundação.Jornal O Imparcial

José Wilmar (foto) completa que a Semana da Inovação é uma das iniciativas que integram o plano de governo da atual administração, que tem como uma das principais metas a reorientação da economia de Presidente Prudente. “A municipalidade tem uma visão muito clara de que tal desenvolvimento deve ocorrer na área de inovação, tecnologia e empreendedorismo”, expõe.


 

SERVIÇO

A 1ª edição da Semana da Inovação é aberta para todo o público e as inscrições podem ser feitas acessando o site da instituição (inovaprudente.com.br/semana). Todas as atividades ocorrem nas dependências da Fundação Inova Prudente, que está localizada na Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli, 2.700, na Vila Real. Para mais informações, o telefone para contato é o 3909-9110.

Publicidade

Veja também