Semáforos entram em funcionamento após período de testes

São 12 aparelhos para veículos e mais quatro para pedestres, que ordenam o tráfego em ambos os sentidos da Avenida Manoel Goulart e bairros

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 15/06/2019
Horário 04:19
José Reis - Equipe de engenharia continuará monitorando o comportamento do tráfego na região
José Reis - Equipe de engenharia continuará monitorando o comportamento do tráfego na região

O que antes era uma reivindicação antiga por parte dos moradores do Jardim Monte Alto, hoje já não é mais um problema. É que a Prefeitura de Presidente Prudente, após analisar por três dias, colocou em funcionamento o sistema semafórico da rotatória que dá acesso ao bairro. Conforme a administração, ao todo são 12 semáforos para veículos e mais quatro para pedestres, totalizando 16 aparelhos, que ordenam o tráfego de veículos e pedestres em ambos os sentidos da Avenida Manoel Goulart, além da entrada e saída dos bairros Jardim Monte Alto, Parque Cedral e adjacências.

Ainda de acordo com a Prefeitura, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PTB), o titular da Semob (Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública), Adauto Lúcio Cardoso, e outros servidores da pasta vistoriaram a operacionalização dos dispositivos na manhã de ontem. “Finalizamos essa obra, que era muito esperada pela população. São semáforos modernos, os primeiros deste tipo a serem instalados na região, o que garantirá mais segurança a quem circula por esta avenida, via de acesso a bairros populosos e, também, principal porta de entrada e saída da cidade”, disse Bugalho por meio da assessoria de imprensa.

Já Adauto Lúcio afirmou que o período de testes comprovou a eficácia dos novos dispositivos no local. “Estávamos preocupados quanto ao volume de veículos nos horários de pico, mas o trânsito fluiu muito bem mesmo nesses horários, e com muito mais segurança do que antes da implantação dos semáforos”, afirma.

Por fim, a Prefeitura alega que a equipe de engenharia da pasta continuará monitorando o comportamento do tráfego na região, para verificar eventual necessidade de alterar o tempo ou a sincronia dos semáforos. No início da semana que vem, inclusive, também será pintada a faixa de pedestres. O serviço não pôde ser executado nesta semana porque o asfalto ainda estava fresco, prejudicando a aderência da tinta.

Moradores

O aposentado de 61 anos, Antônio Beraldo, afirma que passa pela rotatória pelo menos três vezes na semana e diz que, “finalmente”, a Prefeitura tomou uma medida que favorecesse o local. “Em horário de pico isso aqui era uma loucura, simplesmente impossível de passar, mas pelo pouco que vi nesses últimos dias, já melhorou e muito. Penso que vai melhorar na quantidade de acidentes e o fluxo será bem melhor”, expõe.

Já o mecânico Marcos Donizete, de 52 anos, que trabalha em um estabelecimento a poucos metros da rotatória, afirma que a reivindicação dos moradores era antiga e comenta que o resultado foi satisfatório. “É sinônimo de segurança e melhorias”.

Publicidade

Veja também