José Reis: Participaram da seletiva aproximadamente 30 atletas, com idades entre 16 e 20 anos

Foto: José Reis: Participaram da seletiva aproximadamente 30 atletas, com idades entre 16 e 20 anos

FUTEBOL

Seletiva avalia jovens para composição do sub-20

Objetivo da avaliação, realizada ontem, no Prudentão, é de selecionar atletas que vão representar o município nos Jogos Regionais em julho, na cidade de Assis (SP)

  • 05/05/2019 08:00
  • THIAGO MORELLO - Da Reportagem Local

Os Jogos Regionais desse ano já têm local e mês marcados: julho, na cidade de Assis (SP). E a pouco menos de dois meses da competição começar, a Semepp (Secretaria Municipal de Esporte) já se prepara para ir aos confrontos. Pelo menos pensando na composição do time sub-20 de Presidente Prudente, com a finalidade de enfrentar o torneio, a pasta realizou ontem uma seletiva que avaliou jovens a fim de compor a equipe. Na oportunidade, quatro jogadores foram selecionados e posteriormente, já participaram de um amistoso contra o Ranchariense.

Na ocasião, o palco foi o gramado do Estádio Municipal Paulo Constantino, o famoso Prudentão. Já os protagonistas: atletas de 16 a 20 anos. Segundo o técnico da equipe, Horácio Luiz de Castro, que foi quem comandou o efetivo, cerca de 30 garotos foram ao local para participar da avaliação.

Por lá, eles passaram por avaliação física, mais principalmente técnica e tática. À reportagem, o treinador esclarece que o município já possui uma equipe de base, pronta, com 18 ou 19 jogadores, e que já está em treino. Sendo assim, a necessidade agora é buscar talentos que possam agregar ao time. “Estamos preparando todos para os próximos duelos, não só os Jogos Regionais. A ideia é que possamos estar com o grupo forte e estruturado ano que vem”, enfatiza. Ao citar demais competições, ele compreende o Campeonato Paulista de Futebol.

E foi como uma espécie de “peneirão” mesmo, como definido por Horácio. Os garotos presentes jogaram entre si, em partidas diretas com times formados pelos presentes. “Feito isso, podemos verificar aqueles que possuem mais sintonia com o restante do grupo, e assim podemos encaixa-los”, pontua. Segundo o treinador, a ideia é formar um grupo com idade média de 18 anos, entre os componentes, para que haja tempo hábil de trabalhar na evolução dos jogadores.

E por falar em sintonia dentro do grupo, quem se destacou na seletiva pôde mostrar ainda mais o trabalho que desempenha. Além de algumas indicações feitas por membros da equipe técnica, Horácio detalha que, posteriormente à avaliação, foi realizado um jogo treino contra a Ranchariense. “O garoto tem que ter pelo menos uma noção básica do que vai fazer. Se ele está visando uma carreira profissional, tem que mostrar trabalho. E hoje [ontem] essa oportunidade foi dada, até mesmo diante de uma equipe mais estruturada”, complementa.

“Já temos uma base pronta para as competições futuras, mas o elenco ainda não está fechado. Por isso, estamos convocando atletas para esta avaliação e de preferencia que morem em Prudente ou cidades mais próximas, pois não vamos disponibilizar alojamento este ano”, contou Castro. E dito isso, ele lembra ainda que novas possibilidades, com novas seletivas, também podem ocorrer ao longo do ano, conforme a necessidade.