Seja um doador. Doe vida!

  • 25/01/2020 04:28
  • DA REDAÇÃO

Em uma breve pesquisa, o significado de doação é rápido e direto: “Doação é o ato de dar um bem próprio à outra pessoa”. É a ação de se desprender de algo em prol do próximo. É possível doar roupas, sapatos, móveis, entre outras tantas coisas. É possível doar tempo, doar amor. Tem como também doar vida, através dos próprios órgãos.

Esse tipo de atitude é algo nobre, que pode salvar vidas. Muitas vezes, o transplante de órgãos pode ser a única esperança ou a oportunidade de um recomeço para pessoas que precisam de doação. Por isso, é necessário que a população tenha a real consciência da importância do ato em si. E, não basta somente declarar esta vontade em documentos ou expressar isso via rede social, por exemplo. É preciso que os familiares saibam deste anseio e manifestem isso na devida oportunidade.

Ainda, para muitos, doar órgãos pode ser um tabu. Algo difícil de conversar e opinar. Por isso, toda informação é essencial para que preconceitos sejam derrubados e faça valer o único objetivo de tal ato: salvar e devolver qualidade de vida.

Dados de Presidente Prudente demonstram que a informação tem chegado cada vez mais para as pessoas e familiares têm atendido ao desejo do ente que perdeu a vida.

As captações de órgãos praticamente dobraram em Prudente. Foi um aumento de 91,3%, equivalente à evolução de 58 procedimentos realizados em 2018 para 111 em 2019. Como noticiado neste diário, para a base de cálculo, foram levados em conta os números dos dois hospitais que realizam a captação na cidade: HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo e a Santa Casa de Misericórdia.

O transplante de órgãos é um procedimento cirúrgico que consiste na reposição de um órgão (coração, fígado, pâncreas, pulmão, rim) ou tecido (medula óssea, ossos, córneas) de uma pessoa doente (receptor) por outro órgão ou tecido normal de um doador, vivo ou morto.

É importante salientar que hoje pode ser um desconhecido que precisa de doação de algum órgão. Amanhã, pode ser um amigo, familiar ou até você. Seja um doador. Doe vida!