Seis cidades estão abaixo da meta de imunização

Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio e o Sarampo encerra hoje; Prudente finalizou ontem, com número acima do previsto

THIAGO MORELLO - Da Redação • 14/09/2018 09:05:00

A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Pólio e o Sarampo encerra hoje em todo o país, após ser prorrogada devido à falta de cobertura populacional ideal, que é de 95% para ambas as patologias. A meta é estipulada pelo Ministério da Saúde, que também apurou, na quarta-feira, a imunização abaixo do previsto em seis municípios da região de Presidente Prudente. São eles: Euclides da Cunha Paulista, Flórida Paulista, Marabá Paulista, Pracinha, Rosana e Taciba (veja tabela). O público-alvo são crianças entre zero e menores de cinco anos.

Em todos os casos, os números ainda não haviam se aproximado da meta proposta, até quando o levantamento foi feito. É válido lembrar que a campanha estava prevista para terminar no dia 31 de agosto, mas a baixa imunização fez com que a prorrogação fosse necessária. No entanto, nos municípios citados, mesmo com o prolongamento, os dados continuam abaixo.

Em Euclides da Cunha Paulista, por exemplo, até a tarde de ontem, o número subiu de 84,5% para 84,71%, em ambas as doenças. O enfermeiro da VEM (Vigilância Municipal Epidemiológica), Paulo Fernandes, enfatiza que o município está buscando chegar no número proposto. “De acordo com o Estado, a população geral é de 510 crianças, sendo assim, pelo menos 485 precisam ser imunizadas”, completa. Ele ainda conta que o município tem trabalhado com a sala de vacinação das 7h às 19h.

Já em Flórida Paulista, a promessa é de atingir a meta até hoje. Por lá, também até a tarde de ontem, o enfermeiro-chefe da VEM, Sérgio Lemes, contabilizou 92,5% e 91,96% das crianças imunizadas, respectivamente, contra a paralisia infantil e o sarampo. “Teve um esforço geral do município, com ações em parceria com o Conselho Tutelar, a fim de atingir o número”, aponta. O mesmo esforço tem sido feito em Rosana, segundo a VEM, mas que ressalta a evasão de crianças, devido à fronteira com os Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

Por outro lado, o secretário de Saúde de Marabá Paulista, Maurício Perosso, alega que o número de crianças informado pelo Estado pode estar acima da realidade do município. Sendo assim, após o término da campanha, será realizado um levantamento de casa a casa. O que já foi feito em Pracinha, conforme a municipalidade, que também acredita que o número não é compatível. Na cidade, o Poder Executivo contabilizou 74 crianças vacinadas, e garante que o dado já representa 100%. “A população é muito flutuante, uma vez que muitas famílias vêm morar por aqui, por conta do presídio, mas ao sair a transferência do detento, também vai embora”, avalia Domingos Cleto, enfermeiro da UBS (Unidade Básica de Saúde) local.

Por fim, a reportagem também procurou o município de Taciba para repercutir a cobertura vacinal, mas não teve sucesso no contato até o fechamento desta matéria.

Acima da meta

Na maior cidade do oeste paulista, Prudente, a campanha foi finalizada ontem, devido ao feriado de aniversário do município, comemorado hoje. Mas no último balanço da pasta, conforme a diretora da VEM, Elaine Bertacco, a imunização contra poliomielite atingiu 96,55% do público-alvo, o que representa 9.963 imunizações, referentes à população total a ser vacinada, que é de 10.319; e contra o sarampo, a mobilização atingiu 95%, ou seja, 9.803 doses foram aplicadas. Os dados foram computados na quarta-feira.

No entanto, na tarde de ontem, a Secretaria de Estado da Saúde informou que o município contabilizou uma imunização acima da meta, sendo 101,7% contra a pólio e 101% contra o sarampo.

SAIBA MAIS

Na segunda-feira, o Rotary Club Presidente Prudente Sul, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e a Vigilância Epidemiológica realizam, a partir das 14h, na sede da VEM, o sorteio de seis brinquedos destinados às crianças que foram imunizadas durante o período da campanha da vacinação. O critério para concorrer a uma bicicleta infantil e cinco velotróis será por meio dos cupons preenchidos durante a ação. Já a retirada dos prêmios será agendada após contato com os pais ou responsáveis, quando será exigida a apresentação da carteira de vacinação e da certidão de nascimento ou RG da criança.

MUNICÍPIOS COM COBERTURA ABAIXO DA META

MUNICÍPIO

Poliomielite (%)

Sarampo -Tríplice Viral (%)

Euclides da Cunha Paulista

84,5

84,5

Flórida Paulista

81,4

81

Marabá Paulista

80,8

80,8

Pracinha

83,7

86,1

Rosana

89,5

89,5

Taciba

93,8

93,1

Fonte: Ministério da Saúde

Estilo do Site
  • Luz
  • Alto Contraste