Segurança reforçada em todo o Estado

Esquema especial de policiamento inclui uso de tecnologia, cães farejadores, aeronaves e delegacia móvel na Operação Carnaval Mais Seguro

REGIÃO - DA REDAÇÃO

Data 15/02/2020
Horário 08:55
Polícia Militar - Durante a operação, Canil da Polícia Militar atuará na detecção de entorpecentes
Polícia Militar - Durante a operação, Canil da Polícia Militar atuará na detecção de entorpecentes

As polícias Civil e Militar, com apoio da Técnico-Científica, realizam a Operação Carnaval Mais Seguro para reforçar a segurança da população durante o feriado prolongado, especialmente na capital. O esquema especial contará com uma média de 15 mil policiais por dia. Na região de Presidente Prudente, também haverá reforço nas vias e rodovias.

As ações preventivas e ostensivas serão intensificadas ao longo do período de carnaval para combater crimes, inclusive os de cunho sexual. A Secretaria da Segurança Pública atuará com todo o contingente policial administrativo, escolar, técnico e operacional. Por parte da PM, será uma média de 12,9 mil policiais militares diariamente, incluindo os que integram a atividade Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar), que será empregada em horários de maior demanda operacional, em todos os eventos carnavalescos públicos. 

A Operação Carnaval Mais Seguro conta também com reforço no número de viaturas e de aeronaves, além do uso da tecnologia. Em média, 12 helicópteros Águia do Comando de Aviação da PM estão destacados para o patrulhamento diário no Estado. Os locais de eventos contarão ainda com monitoramento em tempo real por meio do Dronepol - em média 50 drones por dia. O Sistema Olho de Águia será utilizado no equipamento e nas aeronaves, transmitindo imagens ao Copom (Centro de Operações da Polícia Militar) para que atitudes suspeitas sejam rapidamente identificadas.

Participam ainda da operação policiais militares do Choque, dos policiamentos Rodoviário, Ambiental e de Trânsito e do Corpo de Bombeiros. O Canil da PM será utilizado para a detecção de drogas, por meio de cães farejadores, com uma média de 18 PMs e cinco animais por dia. Além disso, realizará durante todo o período ações relacionadas à Operação Direção Segura, em diferentes locais do Estado. Para isso, estarão empenhados em média mais de 500 militares por dia, com apoio de mais de 260 viaturas.

POLÍCIA CIVIL E

TÉCNICO-CIENTÍFICA

A Polícia Civil atuará ao longo do feriado prolongado com uma média de 1,9 mil agentes e realizará operações que serão desencadeadas em locais de concentração de foliões e blocos. Os plantões nas unidades serão aprimorados e reforçados para garantir agilidade no atendimento ao público. Além disso, o Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt apoiará os trabalhos com a utilização do novo Sistema de Reconhecimento Facial. Já a Superintendência da Polícia Técnico-Científica, por sua vez, trabalhará com uma média de 160 profissionais e manterá força-tarefa, sobretudo, no litoral.

Publicidade

Veja também