Segurança dos idosos em evidência

Instituições que cuidam da terceira idade precisaram suspender, ou adequar, as visitas dos familiares, como forma de prevenção a possíveis contágios por causa do coronavírus

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 20/03/2020
Horário 07:37
Weverson Nascimento - Cantinho do Idoso precisou adequar visitas por motivos de preocupação
Weverson Nascimento - Cantinho do Idoso precisou adequar visitas por motivos de preocupação

Neste momento de pandemia por causa do Covid-19, o cuidado com os idosos é primordial para garantir que eles não sejam afetados com a doença, que neste grupo de risco tende a trazer complicações graves. Em Presidente Prudente, instituições que cuidam da terceira idade precisaram suspender, ou adequar, as visitas dos familiares, como forma de prevenção a possíveis contágios por causa do coronavírus, que até ontem não contava com casos confirmados na região.

Na Casa de Repouso Cantinho do Idoso, a medida encontrada no momento foi a redução das visitas, que agora devem ocorrer uma vez a cada 15 dias e apenas por parte de um familiar. “A permanência máxima para este encontro é de uma hora e não permitimos esse contato em casos de pessoas resfriadas, que tiveram em hospitais ou que viajaram para o exterior”, aponta a enfermeira Jaeline Cardoso.

Outras medidas foram adotadas também, como a entrega de materiais – como fraldas – pelo portão da unidade, sem adentrar à casa de repouso, e o fato de que as visitas ocorram em locais abertos e arejados. “Os funcionários, por sua vez, devem trazer uma peça de roupa para usar dentro da unidade, deixando de lado as roupas que usam no meio externo”.

Já no Lar São Rafael, segundo a assistente social Mariane Meneguetti Sena Baptista, as visitas foram canceladas até segunda ordem. Ela comenta que, mesmo sem casos confirmados, a medida vem como forma de prevenção e preocupação. “Temos 85 idosos, que fazem parte dos grupos que podem sofrer mais com a doença, e não podemos correr esse risco”. Ela comenta ainda que as famílias entenderam e receberam de forma positiva a informação e ressalta que não há previsão para que o atendimento seja normalizado.

Publicidade

Veja também