Segredos da Amazônia

A Floresta Amazônica é a maior floresta tropical do planeta. Sua capacidade funcional, que levou dezenas de milhares de anos para formar, guarda cinco segredos.

O primeiro é que a floresta mantém úmido o ar em movimento, o que leva chuvas para áreas continente adentro distantes dos oceanos. O segundo segredo é a formação de chuvas abundantes em ar limpo. As árvores emitem substâncias voláteis precursoras de sementes de condensação do vapor d’água, resultando em chuvas fartas e benignas. O terceiro é a sobrevivência da Floresta Amazônica a cataclismos climáticos e sua formidável competência em sustentar um ciclo hidrológico benéfico, mesmo em condições externas desfavoráveis.

O quarto segredo indica a razão de a porção meridional da América do Sul, a leste dos Andes, não ser desértica, como áreas na mesma latitude, a oeste dos Andes e em outros continentes, já que a Floresta Amazônica não somente mantém o ar úmido para si mesma, mas exporta rios aéreos de vapor que transportam a água para as chuvas fartas que irrigam regiões distantes no verão hemisférico. O quinto segredo desvendado é o motivo pelo qual a região amazônica e oceanos próximos não fomentam a ocorrência de fenômenos atmosféricos, como furacões e outros eventos climáticos extremos.

A floresta mantém úmido o ar em movimento, o que leva chuvas para áreas continente adentro distantes dos oceanos

A atenuação da violência atmosférica tem explicação no efeito dosador, distribuidor e dissipador da energia nos ventos, exercido pelo rugoso dossel florestal, e da aceleração lateral de larga escala dos ventos na baixa atmosfera, o que impede a organização de furacões e similares, já que a condensação espacialmente uniforme sobre o dossel florestal impede concentração de energia dos ventos em vórtices destrutivos, enquanto o esgotamento de umidade atmosférica pela remoção lateral de cima do oceano priva as tempestades do seu alimento energético nas regiões oceânicas adjacentes a grandes florestas.

Todos esses efeitos em conjunto fazem da majestosa Floresta Amazônica a melhor e mais valiosa parceira de todas as atividades humanas que requerem chuva na medida certa, um clima ameno e proteção de eventos extremos.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também