Seduc e Polícia Militar encerram projeto Educação Cívica nas Escolas

“Iniciamos em fevereiro, na Escola Municipal Gisele Dalefi, e terminamos dia 18 de agosto, na Escola Carmem Pereira Delfim", completa.

PRUDENTE - Laís Ernesto

Data 09/09/2014
Horário 08:05
 

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação) e a Polícia Militar encerraram, ontem, a 4ª edição do projeto Educação Cívica nas Escolas. O evento ocorreu no Ceforppe (Centro de Formação Permanente dos Profissionais em Educação de Presidente Prudente) e contou com a presença de cerca de 250 pessoas, entre autoridades municipais e do comando da PM, alunos, professores e profissionais da Seduc.

Segundo o subtenente e maestro da banda, Inácio Bratifisch, a ação atendeu 31 escolas e aproximadamente 13,5 mil alunos da cidade. "Iniciamos em fevereiro, na Escola Municipal Gisele Dalefi, e terminamos dia 18 de agosto, na Escola Carmem Pereira Delfim", completa.

Jornal O Imparcial Apresentação da banda do CPI-8 encerrou edição do projeto

Os alunos que participaram da iniciativa foram incentivados a escrever uma redação sobre o que estudaram, sendo que os três melhores de cada escola foram premiados. Julia Abdala Macalini, 10, estudante da Escola Municipal Coronel José Soares Marcondes, do 5º ano, foi uma das que receberam uma medalha pelo melhor texto. "É muito importante apresentarmos em uma redação o que aprendemos no projeto", afirma.

A secretária municipal da Educação, Ondina Barbosa Gerbasi, fala que este projeto é um mérito de todos, e um sentimento de realização, porque as crianças corresponderam e entenderam a temática dos hinos. Bratifisch, por sua vez, diz que, a cada ano, é visível uma melhora, principalmente, no comportamento dos pequenos após a implantação do projeto. "É muito gratificante a ideia do civismo resgatada nas crianças, é de arrepiar vê-las cantar os hinos", reforça.

 

Projeto

Uma iniciativa da Secretaria da Educação, Câmara de Vereadores e Polícia Militar do Estado de São Paulo, por meio da Banda Regimental de Música do CPI-8 (Presidente Prudente-SP), o projeto foi realizado em todas as escolas do ensino fundamental da rede pública da cidade.

O subtenente conta que o objetivo da ação é resgatar o civismo e o patriotismo entre as crianças e promover uma interação entre a PM e a comunidade. Os hinos oficiais e do município foram passados para os alunos das edições anteriores como forma de reforço. Outras cidades da região estão procurando a organização para realizar o projeto com as escolas. Bratifisch diz que este é um exemplo que deve ser seguido por outros municípios. "Nosso o objetivo é atingir todo o Estado e, quem sabe, todo o país".
Publicidade

Veja também