Seduc desenvolve plataforma para atividades à distância

Expectativa da secretária municipal de Educação, Sônia Pelegrini, é que a partir do dia 13 de abril iniciem ações dirigidas a cada turma com conteúdos específicos das diferentes disciplinas

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 27/03/2020
Horário 07:28
Arquivo - Sônia: “Este não é um período de férias, e sim de distanciamento social obrigatório”
Arquivo - Sônia: “Este não é um período de férias, e sim de distanciamento social obrigatório”

A rede municipal e estadual de educação, depois das primeiras confirmações de casos de infecção pelo novo coronavírus no Estado de São Paulo, decidiram pela suspensão das atividades presenciais, devido aos riscos que a doença pode trazer às crianças e especialmente para que estas não sirvam de transmissores do vírus aos grupos de riscos, em particular aos idosos.

A Seduc (Secretaria Municipal de Educação), por meio da secretária Sônia Maria Pelegrini, enfatiza que “com o objetivo de que as crianças não percam o vínculo com a escola e mantenham uma rotina de estudos, a partir do dia 2 de abril disponibilizará no site da Prefeitura, página da educação e no Facebook oficial da Seduc orientações de estudos aos pais e responsáveis, bem como aos alunos de toda rede municipal”.

Além disso, Sônia informa que a secretaria está desenvolvendo uma plataforma eletrônica de atividades e a partir do dia 13 de abril iniciarão as atividades dirigidas a cada turma com conteúdos específicos das diferentes disciplinas, que será organizado por cada escola e professor.

A Seduc traça uma linha do tempo das ações tomadas desde o início da pandemia em território brasileiro. Afirma que iniciou os trabalhos de orientação sobre o enfrentamento do Covid-19 no dia 5 de março, com a formação dos orientadores pedagógicos da rede municipal, já que eles são os responsáveis pela formação dos profissionais da educação nas escolas municipais.

Na semana de 17 a 20 de março, a Secretaria estabeleceu o período de dispensa das aulas de forma progressiva para que as famílias se organizassem para a suspensão das aulas. “As aulas continuam suspensas por tempo indeterminado e estamos reorganizando o calendário escolar de 2020, acompanhando o calendário da rede estadual de ensino”, completa.

“Considerando que este não é um período de férias, e sim de distanciamento social obrigatório, em função da pandemia, solicitamos a colaboração dos pais e responsáveis, no auxílio à manutenção da rotina de estudos e orientações, objetivando que nossas crianças tenham o menor prejuízo possível neste período”, orienta Sônia.

GOVERNO ESTADUAL 

ADIANTA FÉRIAS

As escolas estaduais de São Paulo, por sua vez, anteciparam as férias para mais de 150 mil professores de todo o Estado. O anúncio foi feito na quinta-feira (19) pelo governador João Doria (PSDB). “Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, tiveram início na última segunda as duas semanas de recesso que ocorreria em abril e outubro definidas no novo calendário”, informa a Assessoria de Imprensa da Secretaria Estadual de Educação.

A pasta, explica a assessoria, estuda parcerias com empresas de tecnologia para disponibilizar conteúdos por meio de ensino à distância durante o período de suspensão. Outro anúncio, um dos mais recentes do governador, se refere ao pagamento de R$ 55 às famílias de alunos por meio de um programa denominado Merenda em Casa. Os beneficiados, cerca de 700 mil estudantes em todo o Estado, serão os alunos com famílias em condição de extrema pobreza ou que recebam o Bolsa Família.

Publicidade

Veja também