Seduc abre inscrições para bolsas de estudo

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 16/02/2018
Horário 12:11

A Seduc (Secretária de Educação de Presidente Prudente) está com edital aberto para as bolsas de estudos Unoeste (Universidade do Oeste Paulista) 2018. As vagas ofertadas abrangem os cursos da área da educação. São as opções disponíveis: Pedagogia, Complementação em Educação Infantil, Letras, História, Geografia, Física, Matemática, Química, Biologia e Artes Visuais. As inscrições iniciaram ontem e segue até segunda-feira, dia 19. Os interessados, assim como os alunos já contemplados, devem se encaminhar até a Seduc, entre 8h e 13h, para retirada da ficha de inscrição e declaração de residência, que devem ser entregues junto com os demais documentos solicitados até o prazo final.

A bolsa de estudo pode ser efetivada de forma integral ou parcial. O critério de avaliação é feito pela comissão julgadora. De acordo com o edital, não serão validadas inscrições fora do prazo estabelecido. Segundo Rosalina de Oliveira Camargo, coordenadora dos sistemas de bolsas Unoeste, o objetivo é atender as pessoas carentes do município e proporcionar uma oportunidade de ingresso ao ensino superior.

Ela explica que o auxílio existe desde 1973, todos os anos a Unoeste envia a quantidade de bolsas disponíveis com base no número de estudantes matriculados. Em seguida, é feita uma seleção através da renda per capita de cada família, onde é destinada a porcentagem de cada bolsa. Para os alunos já bolsistas, é feita uma reanálise do beneficio contemplado. “Nem todos os alunos são cem por cento bolsistas, mas elas geralmente chegam até 95%, o que já é uma grande ajuda para pessoas sem recursos”, diz.

De acordo com a responsável, esse não é um programa do município e nem da Unoeste, mas sim uma lei de 1996, que prescreve que a universidade é obrigada a ter 5% de estudantes bolsistas no total de alunos matriculados. “Muitas pessoas não conhecem esse recurso, acredito que um pouco por falta de divulgação”.

 

SERVIÇO:

Bolsas de estudos Unoeste 2018

Inscrição: de 15 a 19 de fevereiro

Horário: das 8h às 13h

Local: Seduc (Secretaria Municipal de Educação) de Presidente Prudente

Endereço: Rua Cyro Bueno, 86, Jardim Cinquentenário

Publicidade

Veja também