O Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) está disponibilizando 450 tipos de soluções para que os pequenos negócios enfrentem a crise provocada pela Covid-19, que está afetando diretamente as micro e pequenas empresas no país e no mundo. São estratégias nas áreas de negócios, finanças, crédito e legislação. São oferecidos vídeos, tutoriais, cursos on-line, atendimento aos empreendedores, artigos e lives, dentre muitas outras iniciativas. Até agora, mais de 500 mil pequenos negócios procuraram o serviço, desde o alastramento da pandemia, em março deste ano.
“Muitos estão querendo saber sobre crédito/finanças; legislação [inclusive trabalhista]; e mercado [inclusão no mercado digital, novos negócios ou adaptação do modelo de negócios atual]”, conta o gerente de Soluções do Sebrae, Diego Demétrio, detalhando que lives diárias abordam diversos assuntos para sanar todas as dúvidas dos empreendedores. “Há uma grande preocupação com o fluxo de caixa. Estamos explorando as dores dos empreendedores e os caminhos alternativos propostos, inclusive em outros países”, explica Diego.
O especialista destacou, ainda, que o foco do trabalho é centralizado nas áreas de mercado, onde donos de micro e pequenas empresas podem saber sobre os novos rumos de seus negócios ou mesmo sobre finanças.
Serviço
O Sebrae reuniu e disponibilizou todas as soluções no portal da instituição (www.sebrae.com.br). Também é possível contar com informações nos sites estaduais do Sebrae, que contêm informações regionalizadas.