Saúde promove hoje novo "Dia D" contra pólio e sarampo

Em Prudente, as 29 salas de vacinação espalhadas pela cidade estarão abertas hoje, das 8h às 17h; crianças de 1 a 5 anos incompletos devem ser imunizadas

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 18/08/2018
Horário 05:03

Em todo o país é realizada a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, que se estende até o dia 31 deste mês. Os pais que não conseguem levar as crianças aos postos durante a semana têm a oportunidade de aproveitar este sábado, quando é realizado o segundo “Dia D” da campanha, para garantir a imunização dos pequenos de 1 a 5 anos incompletos. Em Presidente Prudente, as doses são aplicadas nas 29 salas de vacinação espalhadas pela cidade, das 8h às 17h.

No maior município da região, a meta é que sejam imunizadas 10.319 crianças. A julgar pelo balanço da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), pode-se dizer que meio caminho já foi percorrido, uma vez que 8.544 doses já foram aplicadas, o que representa 4.289 contra a paralisia infantil e 4.255 contra o sarampo.

Como acompanhado por este diário, logo no começo da ação, iniciada antecipadamente com um “Dia D”, no dia 4 de agosto, não houve uma alta procura nas salas de vacinação. No entanto, hoje a situação já encontra-se encaminhada, segundo a VEM, mas que não deixa de salientar a importância da participação, com apelo principalmente aos pais, “já que as crianças não podem ir até os postos sozinhas”. Lembrando que a meta geral do Ministério da Saúde é atingir no mínimo 95% do público-alvo.

Na tarde de quinta-feira, a reportagem percorreu alguns postos da cidade, e em muitos deles não havia crianças para serem vacinadas. A VEM explica que durante a semana é normal que a procura seja mais baixa, em vista da rotina dos pais, com trabalho e estudos. Porém, a chance de efetivar a imunização ocorre hoje, por meio do “Dia D”, realizado, justamente, para atender esta demanda.

Região

Em nível regional, 39.109 doses foram aplicadas, levando em conta os municípios que são atendidos pelo DRS-11 (Departamento Regional de Saúde), de Prudente. Conforme os números divulgados quinta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde, 19.624 crianças receberam a imunização contra a pólio, e 19.485 contra o sarampo.

A população-alvo prevista na campanha é de 35,2 mil crianças da região prudentina, que representa 1,6% dos menores a serem imunizado no Estado, que chega a quase 2,2 milhões, ainda de acordo com a pasta estadual.

SAIBA MAIS

Em parceria com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) e Vigilância Epidemiológica, o Rotary Club Presidente Prudente Sul e o Rotaract se reunirão na UBS (Unidade Básica de Saúde) da Cohab, Cohabão, hoje, “Dia D”, para promover a conscientização contra a poliomielite e o sarampo. Durante o ato aberto ao público, serão distribuídos doces e pipocas para as crianças e serão entregues panfletos sobre a campanha Pólio Plus, para maior entendimento sobre a importância da imunização. Também haverá brincadeiras com palhaço e a presença do Zé Gotinha.

SERVIÇO

Os pais que ainda não levaram os filhos para serem vacinados terão a oportunidade para isso neste sábado, quando as 29 salas de vacinação de Presidente Prudente estarão funcionando da 8h às 17h, no segundo “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo.

Publicidade

Veja também