Santo Expedito atrai 7,5 mil fiéis em celebração

Com orações e agradecimentos, devotos participaram ontem da comemoração do aniversário da cidade, que leva o nome do padroeiro

PRUDENTE - ROBERTO KAWASAKI

Data 20/04/2018
Horário 09:43
Marcio Oliveira - Em fila, fiéis lotaram a capela durante todo o dia de ontem
Marcio Oliveira - Em fila, fiéis lotaram a capela durante todo o dia de ontem

A sensação de paz era sentida a poucos metros da Capela Santo Expedito. Pessoas em orações se aglomeravam ao redor do santo padroeiro, que leva o nome da cidade. Numa fila que contornava os bancos do local, fiéis esperavam para agradecer pelas graças alcançadas no dia do aniversário de Santo Expedito. De acordo com a Polícia Militar, na tarde de ontem, cerca de 7.500 pessoas estiveram presentes na celebração, que teve início no dia 10 de abril e segue até o dia 6 de maio.

Conforme explica o pároco Umberto Laércio Bastos de Souza, a importância em comemorar o evento na cidade é atrair pessoas que são gratas pelas graças alcançadas, bem como outras que fizeram pedidos ao santo padroeiro e aguardam pela conquista. Ele diz que, desta forma, “pessoas com espírito de fé” buscam na celebração uma maneira de se sentirem mais próximas a Deus para rezar em comunhão junto daqueles que agradecem as graças recebidas por Santo Expedito.

A programação festiva atrai pessoas de diversas regiões que, segundo o pároco, traz o reconhecimento da cidade que leva o nome do padroeiro. “Gratidão e amor fazem parte do coração de cada um que está presente aqui”, afirma.

 

Fé e adoração

Há oito anos, o aposentado João de Souza, 71 anos, esteve com a saúde debilitada após sofrer um acidente e, desde então, juntamente com a esposa Maria Neusa Correa de Souza, 68 anos, pediu para que Santo Expedito trouxesse a cura, que não demorou muito para que acontecesse. Religioso desde criança, diz que tomou conhecimento da história do santo ainda na infância.

Dona Maria conta que em julho do ano passado, tiveram o carro roubado em Presidente Prudente e que, após fazer pedidos a Santo Expedito, o automóvel foi recuperado e entregue à família. “Tanto é que trouxemos ele hoje para ser abençoado”, diz. Além disso, explica que a contribuição ocorreu pelo fato de o marido “ser um homem de muita fé” que junto dela, visita a igreja local com frequência.

Quem também esteve presente para agradecer a um pedido realizado foi a aposentada Maria Ferreira, 62 anos. Sentada no primeiro banco em frente à imagem do santo, ela diz que há três anos o filho alcançou uma conquista no mercado de trabalho a pedido da mãe, e como gratidão, fez questão de sair de Teodoro Sampaio para agradecer na missa. “Viemos em um micro-ônibus com 15 pessoas, todas devotas”, diz. A aposentada Adinei Moreira Brito, 71 anos, havia acabado de entrar na capela quando foi abordada pela equipe de reportagem. De Rancharia, conseguiu um tempo nos afazeres de casa para levar lembrancinhas na entrada do local. “Coloquei R$ 1 em 19 saquinhos com orações. Quem estiver precisando receber uma graça, leva ele pra casa e depois trás de volta, seguindo a mesma lógica”, afirma.

Diante dos diversos pedidos feitos, há quem foi apenas para agradecer pelos anos de vida concebidos. Com um largo sorriso no rosto, a aposentada Mercedes Faria, 83 anos, afirma estar contente em retornar à celebração, após oito anos. Mãe de sete filhos, aproveitou a ocasião para celebrar a felicidade que habita dentro dos lares de seus familiares. “Minha vida sempre foi de muita fé, hoje estou com saúde, sem dores e disposta a frequentar os lugares que desejo”, esclarece.

 

SAIBA MAIS

Padre Umberto conta que Santo Expedito viveu no ano 300 A.C. e que é conhecido como o santo das causas justas e urgentes. Sendo um soldado militar do Império Romano, deixou tudo e passou a seguir o exército de Jesus de Nazaré, onde teve um encontro com Deus. Conforme explica, foi decapitado sob o comando do imperador Diocleciano e sendo assim, “o santo guerreiro” marcou a história por seu testemunho de vida.

Publicidade

Veja também