Santa casa de Venceslau retoma atendimentos da UTI hoje

Unidade de Terapia Intensiva volta às atividades após reestruturação; foram recebidos ventiladores mecânicos, bombas de infusão e monitores cardíacos

REGIÃO - Da Redação

Data 11/12/2018
Horário 04:57

Hoje a Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau fará a reabertura da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), após o término do período de 60 dias em que a unidade permaneceu fechada para reestruturação e revisão do funcionamento. A diretoria do hospital trabalhou nos últimos dias para finalizar os ajustes necessários e colocar os serviços em atividade. Entre os aparelhos que foram recebidos pela unidade estão ventiladores mecânicos, bombas de infusão e os monitores cardíacos. “Já recebemos a quantidade suficiente para atender o funcionamento da UTI com 10 leitos, uma vez que nosso cronograma prevê para os próximos dias a ampliação de 6 para 10 leitos”, destaca a administradora do hospital, Suzi Bonifácio.

“A previsão inicial era de reabrir a UTI até o fim da última semana, no entanto, estávamos aguardando a chegada de equipamentos, o que ocorreu na manhã desta segunda-feira”, acrescenta Suzi. Como noticiado por este diário, o retorno das atividades da UTI está sendo possível devido ao convênio firmado entre o governo estadual e a santa casa, para um repasse extra de R$ 721 mil à entidade. Em novembro, o Estado repassou R$ 300 mil que corresponde à parte do valor total. “Com a concretização do convênio é possível reiniciar as atividades que estão paralisadas desde setembro”, afirma a administradora.

Outra novidade é que uma nova sala para abrigar os quatro leitos adicionais da UTI na santa casa de Presidente Venceslau já está com obras avançadas. O espaço está sendo preparado e nos próximos dias já estará em funcionamento e serão mais 10 leitos na unidade.

HISTÓRICO DA UNIDADE

Inaugurada em janeiro de 2014, a UTI da Santa Casa de Misericórdia de Presidente Venceslau possui “estrutura moderna, com seis leitos, e está bem equipada para suprir as necessidades de pacientes”. A unidade chegou a funcionar por cerca de seis meses no ano de sua inauguração, mas, devido ao alto custo de manutenção, deixou de atender em meados de junho de 2014. Em janeiro de 2017 foi retomado o atendimento da unidade, quando conseguiu o credenciamento junto ao SUS (Sistema Único de Saúde) para funcionar como UTI Adulto Tipo II, passando a receber subsídios do Ministério da Saúde para auxiliar o custeio. Mas, em setembro deste ano, foi anunciada a reestruturação dos serviços e a unidade ficou paralisada por mais de 60 dias.

Com AI da santa casa de Venceslau

Publicidade

Veja também