Santa Casa de Prudente comemora 90 anos de fundação

Hospital prudentino é referência regional com mais de 30 mil atendimentos por mês; 60% deles realizados por meio do SUS

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 15/09/2019
Horário 07:10
 AI Santa Casa: Instituição prudentina conta com mais de 950 funcionários, sendo 400 médicos
 AI Santa Casa: Instituição prudentina conta com mais de 950 funcionários, sendo 400 médicos

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente comemora hoje 90 anos de fundação. A instituição é a unidade de saúde mais antiga em atividade no município e, ao longo dos anos, alinha a tradição a um processo contínuo de modernização. Para dar início às comemorações, será realizada hoje, às 9h, uma missa para a comunidade e convidados na Paróquia Nossa Senhora de Fátima. A programação de aniversário conta com diversas ações que serão realizadas até o fim do ano.

Fundada em 1929, a santa casa nasceu da carência de um serviço de saúde que atendesse à necessidade da população da época. Com a colonização, as pessoas sofriam a ameaça constante de várias doenças, portanto, era primordial um hospital com estrutura para atender a todos. O terreno para a construção foi uma doação do Coronel Francisco de Paula Goulart. A concretização do projeto foi possível graças à comunidade da época, que não mediu esforços em busca desse ideal. O hospital cresceu junto com Presidente Prudente. Em pouco tempo se tornou um dos mais importantes centros hospitalares do oeste paulista.

A instituição mantém um espírito inovador com constantes melhorias. A santa casa de Prudente é referência no atendimento a 45 municípios da região, que compreende uma população de quase um milhão de pessoas. O provedor Itamar Alves de Oliveira afirma que 60% dos atendimentos são realizados pelo SUS (Sistema Único de Saúde), ao passo que o restante de 40% por convênios e particular. O hospital é referência em especialidades e procedimentos de média e alta complexidade, como cardiologia, ortopedia, nefrologia, neurocirurgia, gastroplastia e oncologia. A instituição também realiza pelo SUS transplantes de córneas e rins.

Para atender à demanda de atendimentos, o complexo hospitalar da santa casa dispõe de um parque tecnológico com equipamentos modernos. Tais investimentos são possíveis graças a recursos próprios, de beneméritos, de órgãos governamentais e parcerias com terceirizados. A instituição dispõe de pronto-socorro, UTI (Unidade de Terapia Intensiva) Geral, UTI Neonatal/Pediátrica, UTI Coronariana/Hemodinâmica, centro cirúrgico com 13 salas, tomografia, hemodiálise, mamografia, litotripsia extracorpórea, cento de endoscopia e hospital-dia, este voltado para realização de procedimentos de baixa complexidade que permitem alta do paciente no mesmo dia. A santa casa conta com mais de 950 funcionários e no corpo clínico são cerca de 400 médicos.

 

 

Publicidade

Veja também