Santa casa de PP inaugura nova unidade de emergência

Entregue ontem, sala tem capacidade para atender 6 pessoas simultaneamente; sétimo leito está a caminho, aponta coordenador

PRUDENTE - André Esteves

Data 16/08/2017
Horário 13:12
Marcio Oliveira, Com nova unidade de emergência do pronto-socorro, número de leitos fornecidos pelo hospital aumentou de 3 para 6
Marcio Oliveira, Com nova unidade de emergência do pronto-socorro, número de leitos fornecidos pelo hospital aumentou de 3 para 6

A Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente inaugurou, na noite de ontem, a nova unidade de emergência do pronto-socorro do hospital. De acordo com o médico coordenador, Diogo Gonçalves Ribeiro, a estrutura contava, até então, com duas salas separadas para atendimento emergencial, sendo que uma delas abrigava um leito e a outra, dois. Com o objetivo de unificar o atendimento, criou-se um novo espaço, com capacidade para atender seis pessoas simultaneamente. O número será reforçado com um sétimo leito, ainda sem previsão para entrega.

O representante expõe que a nova unidade está pronta para atender qualquer tipo de emergência e dar suporte aos pacientes até que sejam encaminhados ao destino final, isto é, à UTI (Unidade de Terapia Intensiva) ou ao centro cirúrgico, de modo a garantir que tenham assistência imediata e com baixo risco de óbito. Segundo Diogo, a unificação também permite concentrar recursos humanos e técnicos em uma única sala, sem a necessidade de buscá-los em outras partes do hospital. Semelhante a uma semi-intensiva, a unidade conta com equipamentos como ventiladores mecânicos e monitores, além de uma enfermeira responsável. Há ainda o intuito de incluir quatro auxiliares de enfermagem. “Como há rodízio no atendimento e, consequentemente, nem todos os leitos estarão ocupados, não vimos a necessidade de deslocar uma equipe maior”, explica.

 

“Como há rodízio no atendimento e, consequentemente, nem todos os leitos estarão ocupados, não vimos a necessidade de deslocar uma equipe maior”

Diogo Gonçalves Ribeiro,

médico coordenador

 

O coordenador acrescenta que, com a mudança, o propósito é também ampliar o número de atendimentos. Atualmente, o pronto-socorro da santa casa atende, mensalmente, 350 pacientes por dia. Outra novidade é que agora a estrutura deixou de ser gerida por uma empresa terceirizada e passa a ser administrada pelo próprio hospital.

Ontem, durante a solenidade de inauguração, foram homenageadas a diretoria do Deinter-8 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior de São Paulo) e os comandos das polícias Militar e Rodoviária e Grupamento de Bombeiros, uma vez que, conforme a instituição, “os bombeiros levam ao hospital a maioria dos casos de urgência e emergência, a Polícia Rodoviária auxilia na logística de transporte de órgãos para doação e a Polícia Judiciária atua nos casos de acidentes fatais”.

Publicidade

Veja também