Samanta Holtz preside oficina

VARIEDADES - Da Redação

Data 11/11/2017
Horário 12:57

O Programa Oficinas Culturais de Presidente Prudente traz a autora Samanta Holtz, com a Oficina Literária, nos dias hoje e amanhã, das 8h30 às 16h30. A atividade vem para aprimorar a escrita dos autores, com técnicas teóricas e práticas, como construção de personagens, cenários, enredo, entre outros, além de abordar sobre o mercado do livro impresso e virtual (e-books). Além disso, os participantes também receberão orientações quanto ao gerenciamento da carreira de escritor/autor (imagem e tratamento).

Segundo Samanta, o conteúdo será apresentado em formato de “funil”, passando inicialmente por uma visão do mercado consumidor até abordar técnicas literárias e, por fim, o mercado editorial. Este formato foi idealizado para que o escritor não somente possua técnicas apuradas de escrita, mas também a capacidade de identificar e compreender o público ao qual sua história se destina e de oferecê-la às editoras com mais chances de aprovação e sucesso.

O curso será dividido em 3 fases. Na fase 1, será explorado o perfil do jovem leitor no Brasil. Em seguida, serão explorados os nichos (grupos, tribos, etnias etc.), métodos de seleção do público-alvo e definição da sua “persona”. A partir disso, serão apresentados os meios para definir seu próprio posicionamento de escritor – perfil, comportamento, linguagem, comunicação com o público e cuidados a se tomar ao construir sua pessoa pública.

Na fase 2, serão abordados: construção de personagens; arquétipos; escolha de tema; estruturação de roteiro; Jornada do Herói; narrativa e linguagem; construção de cenários; diálogos; diferenças entre livro único, série, conto e spin-off.

Por fim, a fase 3 trará uma visão do mercado editorial, apresentando dados e estatísticas e abordando envio e análise de originais, elaboração de book proposal e tipos de publicação. Também serão explorados os prós e contras de: publicação independente X tradicional; e-book X livro impresso; livro único X série.

“O ponto central é: não basta escrever bem, é preciso conhecer seu público e o mercado literário”, finaliza, Holtz.

Para essa oficina serão necessários os seguintes recursos materiais: Caderno, caneta e/ou lápis.

A oficina tem 38h no total (aulas presenciais e online) e 30 vagas.

 

Perfil

Samanta Holtz é publicitária e escritora. Possui quatro romances publicados e é atualmente contratada pela Editora Sextante, uma das mais renomadas do mercado. Seu mais recente romance, que marcou a estreia da autora na editora Arqueiro, tornou-se o segundo livro mais vendido no estande das editoras Arqueiro e Sextante, na 24ª Bienal do Livro de SP (2016), e o primeiro colocado entre os títulos nacionais. O sucesso na literatura lhe rendeu a nomeação de “Escritora Humanitária” no Prêmio Anita Garibaldi – Em Defesa dos Direitos da Mulher, em cerimônia realizada na Câmara Municipal de São Paulo. Samanta nasceu em Porto Feliz, SP, no dia 23 de abril de 1987 (coincidência ou não, o Dia Mundial do Livro!).

Todas as Oficinas Culturais são gratuitas e a partir de 14 anos de idade. Lembrando que as inscrições para as oficinas: Matarazzo: A fábrica que se tornou Centro Cultural (Fotografia e memória) e Oficina de Caricatura (Artes Visuais), Oficina: Da Organização a Comunicação do Corpo Contemporâneo, e Crie sua RadioWeb continuam com inscrições abertas

As inscrições podem ser feitas pessoalmente no Balcão da Biblioteca Municipal, no primeiro dia de aula (por ordem de chegada) ou pelo e-mail oficinasculturaispp@gmail.com

De 24 de outubro a 10 de dezembro de 2017, o Governo de Presidente Prudente através da Secretaria Municipal de Cultura e convênio com o Governo do Estado de São Paulo promove o Programa Oficinas Culturais de Presidente Prudente.

 

Serviço

Oficina Literária – Você sabe escrever para jovens?

Samanta Holtz

Quando: Hoje e amanhã

Horário: Das 8h30 às 16h30

Local – CCM – Cinema

Inscrições: Até hoje

Público-alvo: Escritores, autores e interessados em geral.

30 vagas

Publicidade

Veja também