Salvador

  • 01/09/2019 06:33
  • Diário de Bordo

A capital do Estado da Bahia foi primeira capital brasileira. A cidade de Salvador é notável pela sua gastronomia, música e arquitetura. Sua área metropolitana é a mais rica do Nordeste. A influência africana é forte nos aspectos culturais da cidade. O Centro Histórico de Salvador é conhecido pela sua arquitetura colonial portuguesa e foi declarado como Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidas. É o destino de excursão com voo saindo de Presidente Prudente, com a CVC. São 7 dias para curtir a capital baiana. A partir de R$ 1.416 ou 12x iguais de R$ 118, preço válido para saída em 12/fevereiro. Informações: CVC Prudenshopping 3903-9100 ou CVC Parque Shopping Prudente 3222-1600.

Pantanal

Curioso e democrático, o Pantanal brasileiro é um destino que agrada diferentes turistas, garantindo uma programação que une o melhor da aventura em meio ao cenário verde a momentos de descanso nos belos hotéis-fazenda. A Balbino Tur está com excursão para o Pantanal, incluindo vários passeios e tendo a oportunidade de ir até a Bolívia para compras. A hospedagem será em sistema “tudo incluído”. O período da viagem será de 09 a 13/10. Para mais informações, entre em contato: Balbino Tur telefones 3908-5694/3908-6034 ou acesse o site: www.balbinotur.com.br.

Fasano

A revista “Time” americana publica pelo segundo ano a “The World’s 100 Greatest Places”, sua lista com os 100 melhores lugares do mundo para visitar. A publicação escolhe os destinos em três categorias: para visitar, para comer e para se hospedar.

Em 2019, um representante brasileiro ganhou espaço na lista: o hotel Fasano de Salvador. O hotel fica no centro histórico da cidade, tombado pelo Unesco, no antigo prédio do jornal “A Tarde”, usado no começo do século. A arquitetura Art Déco impressiona desde a fachada. A “Time” destacou alguns pontos do hotel que valem a visita: sendo o primeiro hotel de luxo da cidade, seus detalhes elegantes mantém a beleza do passado, mas vão além. Há um terraço com uma bela vista da Baía de Todos os Santos e  um restaurante cujos lustres são peças restauradas usadas na fabricação de açúcar a partir do século 16.

 

Alice de Carvalho Inácio, Luis Carlos Inácio e Ana Carolina de Carvalho Inácio, em Natal, com Balbino Tur

 

Pandora – The World of Avatar, um dos parques programados pela excursão da Welingtour à Disney em 2020

 

Rita Garcia na Praia de Pratagy, Alagoas, pela CVC Prudenshopping

 

Damaris e João Celso Russi, em tour pela Europa, com a Companhia de Viagem

 

Flavio e Marina Fernandes curtiram as maravilhas de Buenos Aires, com a Vencestur

 

****

São Paulo mais conectada para o Turismo

Marcos Lucas

A conectividade aérea é o primeiro ponto para o desenvolvimento de um destino. O Estado de São Paulo é, de longe, o destino com voos para mais cidades do Brasil. Mesmo assim, havia um potencial ainda não explorado e novos hubs se desenvolvendo no país que atraiam novas frequências por conta de uma política de redução da alíquota de ICMS sobre o querosene de aviação. Desde o início deste ano, o governo do Estado reduziu também aquela que era a maior alíquota do Brasil passando de 25 para 12%, deixando o Estado mais competitivo, e exigiu contrapartidas das companhias aéreas com mais voos para os aeroportos paulistas.

E isso já está ocorrendo e já foram anunciados 490 novos voos, tanto para destinos que já se conectavam dentro e fora do Estado, quantos para novos mercados, sendo 6 as novas cidades a serem atendidas no interior paulista, resultado do acordo. Isso beneficia todas as pontas da cadeia. Tanto o emissivo, uma vez que São Paulo é o maior polo de vendas de viagens do país, como também para o receptivo, pois abre novos mercados.

A conectividade aérea está diretamente ligada ao crescimento de um destino. Se a oferta de voos é pequena, os preços tendem a serem maiores e a chegada de visitantes fica restrita. Com mais competição, os preços ficam mais acessíveis, outro fator que contribui para um destino se destacar. Se São Paulo já é o centro do Turismo brasileiro, recebendo a maior parte dos voos internacionais e sendo o maior emissor do país, o Estado deverá agora decolar e se tornar um destino mais desejado para as viagens de lazer.

Por conta da capital e algumas outras cidades da região metropolitana, São Paulo se destaca e é quase sinônimo de viagens de negócios. No entanto, o Estado tem uma diversidade muito grande, que vai desde praias, passando por destinos de natureza, termais, além de resorts e parques temáticos. Com uma maior conectividade aérea, a tendência é desenvolver ainda mais estes destinos. Um bom exemplo é Olímpia, já bem conhecido dos paulistas e que conta com um dos parques aquáticos mais visitados do mundo. A cidade vem ganhando, em 2019, um destaque no cenário nacional. Há ainda as mais conhecidas como Campos do Jordão e o seu clima de montanha ou Brotas, capital nacional do Turismo de Aventura e a própria capital com todos os seus atrativos. Isso sem contar as praias, tanto do litoral Norte como do litoral Sul.

Adicionalmente a isso, a Gol Linhas Aéreas apresentou um programa de Stopover que beneficia as cidades paulistas. Passageiros de voos domésticos ou internacionais da companhia que fazem conexão nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos poderão ficar até duas noites em São Paulo sem custos adicionais. Isso terá uma grande contribuição para o desenvolvimento dos destinos paulistas, bem como das agências de viagens receptivas e toda a cadeia. Agora, viajantes que saem do Sul ou do Nordeste, por exemplo, podem incrementar ainda mais sua viagem com uma passagem por São Paulo.

Não menos importante, é a atuação dos agentes de viagens de todo o país. Este tipo de viagem, que envolve mais de um destino, exige um tremendo cuidado na sua preparação, escolha de voos, hotéis etc. E ninguém mais capacitado para entregar uma experiência sem surpresas ao viajante do que um bom agente de viagens. Ganha o Estado, ganha o turismo e ganha o agente de viagens.

Marcos Lucas é agente de viagens e presidente da Aviesp.

ÚLTIMAS DO AUTOR

Ricardo Galindo e Ana Carolina Ricci Fama, em viagem pelo Chile, pela First Tour

DIVERSÃO

  • 15/09/2019 05:50
Arthur Trevisanuto, Fabiana e os filhos, de férias pelo litoral de Alagoas, pela First Tour

PASSEIO

  • 08/09/2019 07:44
Arborismo, um dos esportes de aventura prediletos dos hóspedes do Terra Parque Eco Resort

Arborismo

  • 01/09/2019 06:17