Saladas... sempre deliciosas!

Delícias & Delícias

COLUNA - Delícias & Delícias

Data 27/12/2017
Horário 12:51

Final de ano combina com receitas práticas e refrescantes. Vamos colocar em prática? Elas têm um preparo super fácil.

 

Salada de Manga e Nozes

Ingredientes: 4 a 5 mangas, suco de 1 limão, 100g. de nozes picadas, 5 talos de salsão, ½ abacaxi, creme de leite sem soro, sal.

Preparo: Corte as mangas e o abacaxi em cubos de 1 cm. e os talos do salsão em lâminas bem finas. Ponha o abacaxi para escorrer por 1 hora na geladeira. Misture todos os ingredientes, junte o creme de leite e o sal. Coloque num prato de servir sobre folhas de alface americana rasgadas. Salpique com mais nozes e decore com folhas de hortelã. Sirva bem gelada.

 

Salada Crocante

Ingredientes: acelga, alface americana, croutons tostados em bacon, parmesão ralado em fatias grossas, batata palha, shoyu, ajinomoto, vinagre de vinho tinto, azeite.

Preparo: Pique a acelga (prefira os talos às folhas, por serem mais crocantes) e a alface americana em fatias finas. Tempere com azeite, vinagre, ajinomoto, shoyu e reserve. Em outro recipiente, misture partes iguais de croutons, parmesão e batata palha. Adicione os crocantes aos verdes e finalize com mais crocantes, se quiser.

 

Tabule de Quinua

Ingredientes: 1 xícara (chá) de quinua, 4 xícaras (chá) de caldo de frango, ½ xícara (chá) de damascos picados, 12 tomates cereja cortados em quatro, ½ xícara (chá) de castanhas de caju picadas grosseiramente (ou nozes), 2 colheres (sopa) de azeite, sal, 3 colheres (sopa) de vinagre de maçã, 1 colher (sopa) de raspas de laranja, 1 colher (sopa) de hortelã picadinha, 1 colher (sopa) de salsinha picada, 1 colher (sopa) de tomilho fresco.

Preparo: Cozinhe a quinua no caldo do frango. Escorra e junte aos damascos, castanhas, tomates e tempere com os ingredientes acima. Leve para gelar por uma hora. Sirva a seguir sobre folhas de alface.

 

Salada de Frango com Laranja

Ingredientes: 4 xícaras de carne branca de frango, cozida ou assada, cortada em cubinhos, 2 xícaras de salsão cortado em palitos, 1 xícara de nozes ou castanhas-do-pará picadas, ½ xícara de uvas brancas, sem sementes, 1 xícara de laranja picada, folhas de alface, molho cremoso de laranja.

Preparo: Misture todos os ingredientes com exceção do molho e das folhas de alface e leve à geladeira. Adicione o molho cremoso de laranja e misture muito bem. Sirva sobre as folhas de alface, como entrada. Ou então, sirva na própria casca da laranja.

Molho Cremoso de Laranja: Misture 2 colheres (sopa) de suco de laranja, ¼ xícara de maionese, casca ralada de uma laranja, ¼ colher (chá) de molho de pimenta e 1 xícara de iogurte natural. Mexa bem.

 

Bolo de Frutas

Jornal O Imparcial

Este é um bolo muito especial...delicioso...com um aroma de fim de ano...não deixe de preparar !!!!

Ingredientes: 1 copo de passas, sem sementes, 1 copo de água, 1 colher (chá) rasa de bicarbonato de sódio, 1 ½ xícara (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 100 g. de margarina, 1 ovo inteiro, raspas da casca de uma laranja, 2 colheres (sopa) de nozes picadas grosseiramente, 6 ameixas, sem caroço, picadas, 1 colher (chá) de canela em pó.

Preparo: Colocar as passas numa tigela com o bicarbonato e despejar a água fervente sobre elas. Deixar descansar por 2 horas. Juntar o açúcar, a farinha, a margarina, o ovo, as raspas da laranja, as nozes, ameixas e a canela. Misturar tudo muito bem e levar para assar em forno médio por 20 minutos. Fôrma de anel.

 

NUTRIÇÃO

Alimentação e Calor

Nos dias quentes o corpo perde mais líquidos e minerais, em consequência da elevação da temperatura corporal e transpiração excessiva, daí a importância de aumentar a ingestão de líquidos. Não se deve esperar sentir sede para beber água, pois este é um sinal de que o organismo já está desidratando e precisando de reposição hídrica.

Crianças e idosos merecem atenção redobrada. É importante que seja oferecida água, chás e sucos a elas em pequenas porções e que esteja fresca e em temperatura agradável.

O clima quente colabora para o consumo de alimentos crus, como frutas, verduras e legumes, onde se encontram vitaminas, minerais e fibras. Um conselho: abuse das folhas e dos legumes – de preferência crus e cuidado com o tempero das saladas. Evite molhos prontos: use azeite, limão, vinagre e molhos à base de iogurte.

Outra opção saudável são as carnes magras, carnes brancas de aves e peixes que proporcionam fácil digestão. O ideal é que estes alimentos sejam cozidos, grelhados ou assados. As frituras devem ser excluídas, pois não combinam com o clima quente do verão.

Os cereais integrais são outra boa opção e combinam com saladas e pratos frios. As gorduras vegetais, como azeite, óleo de girassol, canola e soja podem ser utilizados, pois são mais saudáveis do que as gorduras de origem animal.

Para a sobremesa são mais indicadas as frutas ou doces à base delas, picolés, compotas geladas e saladas de frutas.

No verão manter uma dieta equilibrada é um desafio, por isso, procure deixar a alimentação mais saudável substituindo alguns alimentos, dando preferência aos alimentos frios, crus ou gelados; abuse das saladas, frutas e sucos e fique longe das feijoadas, chocolates, suflês e frituras.

Sucos mais elaborados são uma ótima opção, crie e prepare sucos diversos: abacaxi com hortelã, melancia com limão e laranja com maracujá são boas combinações.

 

Lembre-se também destas dicas:

- Faça entre cinco e seis refeições de pequeno volume por dia estimula o metabolismo e aumenta o gasto energético;

- Beba no mínimo dois litros de água ao dia, hidrata o corpo e auxilia na eliminação de toxinas.

- Evite o consumo excessivo de açúcar, bem como de carnes gordas, queijos gordurosos, molhos à base de creme de leite, maionese, frituras e bebidas alcoólicas.

- Atenção com os alimentos à base de leite, gordura e ovos, pois precisam de refrigeração adequada e o calor aumenta a proliferação de bactérias que causam intoxicação alimentar;

- Evite alimentar-se em locais sem condições de higiene e atenção onde consumir frutos do mar e pescados.

Publicidade

Veja também