Sabesp identifica 291 lançamentos irregulares

REGIÃO - Da Redação

Data 15/03/2018
Horário 11:13

Em apenas dois meses, a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado) realizou 3.407 vistorias em cinco cidades que pertencem à 10ª RA (Região Administrativa do Estado), encontrando 291 casos de ligação de água da chuva na rede coletora de esgoto, dos quais 24 já foram solucionados. Na regional de Presidente Prudente considerada pela Sabesp, que inclui cidades de outras RAs do Estado, foram feitas 8.440 vistorias em imóveis de 18 municípios (incluindo os cinco da região), encontrando neles 667 irregularidades, das quais 88 foram adequados pelos proprietários.

No Brasil, onde há grande volume de chuva, especialmente no verão, é proibido lançar água pluvial nos ramais de esgoto. No Estado de São Paulo, o Decreto 5.916/75 determina a regra. Por isso, é necessário que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. É uma tubulação de menor porte, já que esse volume não costuma sofrer grandes variações.

Já a saída pluvial, maior, reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios.

 

Balanço anterior

Em dezembro de 2017, a empresa informou que em um período de 18 meses, promoveu uma “grande ação” para prevenir danos nas redes coletoras de esgoto da região de Prudente. A empresa realizou 47.804 vistorias em imóveis de 21 cidades regionais atendidas pela concessionária, para identificar ligações irregulares de água da chuva nas redes coletoras. Foram identificados 4.450 casos. Desses, quase 2 mil ainda se encontravam à época em situação irregular. O objetivo da vistoria é também de promover a adequação dos imóveis. A ação é realizada em parceria com as vigilâncias sanitárias dos municípios, que notificam os imóveis com irregularidades.

Com AI da Sabesp

 

SAIBA MAIS

No Estado de São Paulo, o Decreto 5.916/75 determina que os imóveis tenham duas saídas. A de esgoto recolhe os resíduos do vaso sanitário, chuveiro, pias e tanque. Já a saída pluvial reúne a água da chuva que escoa por ralos e calhas. Os tubos devem ser separados para que o esgoto seja enviado para tratamento e para que as águas pluviais sejam encaminhadas para córregos e rios. Para evitar obstruções, também é importante que o óleo de cozinha e resíduos sólidos, como restos de comida, fio dental, absorventes e preservativos, não sejam descartados no vaso sanitário ou no ralo da pia. O uso correto da rede coletora de esgoto ajuda a proteger a saúde e o bem-estar da população.

 

IRREGULARIDADES NAS CIDADES DA REGIÃO DE PRUDENTE

Município

Vistorias

Irregularidades constatadas

Irregularidades solucionadas

Mirante do Paranapanema

813

8

7

Narandiba

448

9

0

Presidente Prudente

493

39

17

Salmourão

372

62

0

Teodoro Sampaio

1281

173

0

TOTAL

3.407

291

24

Publicidade

Veja também