Saber da vida escolar dos filhos é essencial para formação dos mesmos

EDITORIAL -

Data 10/04/2018
Horário 09:00

Acompanhar a rotina dos filhos é essencial para o pleno desenvolvimento deles. E dos pais também. É sempre importante que os responsáveis saibam o que seus “meninos e meninas” estão fazendo. Por onde andam. Com quem. O que assistem. Estabelecer essa parceria, sem deixar a hierarquia cair por terra, é fundamental no processo de educação. É saudável!

E quando se cita em acompanhar a rotina, não é só dentro de casa. É de suma importância que pais e escolas se unam e fiquem ao lado dos filhos/alunos. Os genitores precisam saber também da rotina escolar, como está o comportamento dos pequenos, quem são seus professores, quais as dificuldades, o que têm aprendido.

Porém, basta uma pesquisa rápida, entre amigos e familiares, para ter conhecimento que sempre há quem se negue a ir a reuniões escolares; que não vai a eventos da unidade e muito menos se dão ao trabalho de olhar as tarefas dos filhos. Por muitas vezes, a criança vai mal à escola por falta de interesse dos seus responsáveis. Acompanhar a vida escolar dos filhos é essencial para a formação de indivíduos saudáveis. Na infância, a criança transita entre o lar e a escola, levando o que aprende em um ambiente para o outro. Portanto, quando há participação da família na escola, esse processo se torna natural para a criança. É importante que os pais estejam por dentro das atividades das escolas para que, considerando a fase do desenvolvimento da criança, eles incentivem a autonomia para que ela seja responsável diante dos deveres escolares. A presença da família na escola traz benefícios enormes em termos de disciplina e de socialização.

Há, inclusive, um projeto, conforme publicado neste diário, que incentiva esta relação entre filhos e pais com a escola. Trata-se da ação “Um dia na escola do meu filho”, criado pela Educação do Estado de São Paulo. É mais uma oportunidade para a união dos familiares com os alunos, na unidade escolar. Desde 2011, o projeto promove atividades para aproximar famílias e unidades de ensino com o intuito de fortalecer o aprendizado dos alunos.

Publicidade

Veja também