Rio exibe atrativos para todos os gostos

Cartão postal do Brasil, o Rio de Janeiro possui atrativos que lhe conferem fama internacional

TURISMO - Da Reportagem Local

Data 08/09/2019
Horário 07:12
Riotur: Perpectiva noturna a partir do Cristo Redentor: o visual mais excitante que se pode ter de uma metrópole
Riotur: Perpectiva noturna a partir do Cristo Redentor: o visual mais excitante que se pode ter de uma metrópole

Clima quente o ano inteiro, belas praias e a gingada típica que faz os brasileiros serem reconhecidos no mundo todo. A "Cidade Maravilhosa", como também é conhecido, o Rio de Janeiro exibe atrativos únicos para todos os gostos e bolsos, transformando o destino em um dos principais cartões postais do Brasil e elevando a imagens da cidade para além do Carnaval e Réveillon.

Inspiradora pelo simples fato de ser um reduto de poetas, boêmios, artistas e intelectuais, a cidade - antigo abrigo da família imperial portuguesa - exibe contrastes fortes entre a arquitetura clássica de influências portuguesa, inglesa e francesa, que ainda está retratada em prédios da região central, e os vistosos e modernos edifícios que impulsionam a imagem futurista do local, tendo como marco obras do arquiteto Oscar Niemeyer. Aliás, o centro histórico é totalmente preservado, fechado ao trânsito de carros e, além da aula de "história-viva", a cidade oferece ainda passeios pelas 365 ilhas da bela baía de Angra dos Reis, com mar claro como no Caribe e atrações extras como autênticos alambiques.

Com mais de 50 museus e acervos que remontam aos mais de 500 anos do país, os principais centros como o Museu de Arte Moderna, o Museu Nacional de Belas Artes e o Centro Cultural do Banco do Brasil atualmente recebem mostras internacionais semelhantes aos melhores museus do mundo. Santa Teresa, conhecida como Montmartre ou Soho carioca, abriga, em casario antigo do início do século 20, cerca de 50 ateliês de mais de 80 artistas plásticos que, ao longo do ano, abrem suas portas à visitação do público com obras que vão desde o clássico ao que há de mais contemporâneo.

Outro tour pode ser feito pelo Vale do Paraíba, onde fazendas imponentes da época do Ciclo do Café - hoje abertas à visitação - mostram particularidades dos "barões do café", os empreendedores de um dos importantes ciclos econômicos do Brasil no passado. 

 

Natureza

E mesmo com todas essas atrações, a grande vedete local é a extensa costa recortada em 635 quilômetros - a terceira maior do País - com praias para todos os gostos. Algumas, imortalizadas pela música, como Ipanema e Copacabana, na capital. Outras, famosas por suas águas transparentes e por glamour que atrai celebridades, como Búzios e Cabo Frio. Há também as de beleza pouco explorada - um exemplo é Ilha Grande, em Angra dos Reis, com suas histórias de naufrágios e piratas. E a histórica Paraty, com sua charmosa arquitetura.

Muito além disso, outro tipo de público vem se destacando nos últimos anos: é o turista de negócios. O Rio de Janeiro é segunda cidade com o maior número de eventos e feiras de negócios no Brasil. A cidade é bem estruturada e apresenta excelente malha aérea, ligada diretamente a 20 países, via aeroporto internacional. A rede hoteleira oferece 21.088 leitos. Além disso, há diversas empresas internacionalmente reconhecidas para montagem, organização, operação e infraestrutura de eventos.

 

Publicidade

Veja também