Marco Vinicius Ropelli - Entidades e empresas se reuniram ontem para organizar os últimos detalhes do evento

Foto: Marco Vinicius Ropelli - Entidades e empresas se reuniram ontem para organizar os últimos detalhes do evento

RETA FINAL

Reunião define últimos detalhes do Festival de Pipas

34ª edição do evento ocorre neste domingo, das 9h às 12h, no campo do Centro Olímpico de PP; expectativa, conforme a organização, é receber até 4 mil pessoas

  • 28/08/2019 09:55
  • MARCO VINICIUS ROPELLI - Especial para O Imparcial

Os últimos detalhes foram acertados na manhã de ontem, para realização do 34° Festival de Pipas Raul Albieri, que ocorre neste domingo, em Presidente Prudente. Em reunião no campo do Centro Olímpico, organizadores (O Imparcial, FCT-Unesp e Governo de Presidente Prudente), entidades e empresas parceiras, discutiu-se questões como “a localização de cada tenda; as necessidades de cada patrocinador, em termos de energia; o que cada um estará desenvolvendo no dia para divulgarmos em rádios, no jornal e na TV Record, que também é parceira”, informou a gerente administrativa de O Imparcial, Vania Nilva Ferreira.

Estavam presentes, além de empresários e representantes de diversas entidades de Prudente, João Carlos Albieri, 72 anos, filho do patrono do evento, o senhor Raul Albieri. João se destaca na reunião pela ênfase emocional com que trata o festival. E não é para menos, em cada pipa que irá ao céu das 9h às 12h, deste domingo, ele vê um pouco de seu pai.

“Acompanhei meu pai neste evento desde 1981, sempre estive com ele, ele era baloeiro em São Paulo, veio pra cá, e pelas muitas casas de madeira ele começou a fazer pipas, tinha um dom especial para isso... Infelizmente, perdemos o Raul em 1985. Em 86, como ele era um assíduo participante, reunido O Imparcial com entidades da cidade, o escolheram como patrono. Eu estou dando continuidade a esta história”, completa.

O festival

Na edição de 2019, a data, como destaca o produtor cultural da Secretaria de Cultura de Prudente, Leonardo Ferreira, é um diferencial. O festival, que ocorrerá dia 1º de setembro, acaba fazendo parte de um circuito de três semanas especiais para a cidade, seguido do dia 7, Independência do Brasil, e dia 14, aniversário de Presidente Prudente. “É um evento muito tradicional da cidade, acredito inclusive, que deveria entrar para o calendário de Presidente Prudente”, pontua.

Vania explica que as inscrições para as competições de pipas ocorrerão no dia do evento, a partir das 8h, e salienta que o festival será das 9h às 12h, no campo do Centro Olímpico. Enfatiza, ainda, que serão premiadas as pipas dentro do tema “Gênios do Esporte”, para a maior e para a destaque especial. Os prêmios serão bicicletas e troféus. A gerente afirmou esperar receber até 4 mil pessoas.

Entidades

Além da diversão garantida para as crianças e famílias, o evento proporciona uma importante ação social. As entidades de Prudente estarão vendendo no local bebidas e salgados, cuja verba será destinada à manutenção destas instituições de apoio.

O presidente da Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente), Leandro Pires, 45 anos, lembra que o apoio é essencial em um momento de crise e falta de recursos. “Para as entidades, é importante, pois é uma verba extra. A população vem, se diverte com as pipas, premiações e faz a consumação de bebidas, salgados, proporcionando uma renda extra para as entidades neste momento difícil”, explicita Leandro.

A questão das verbas é assunto relevante nos dias de hoje, nem o Festival de Pipas pôde escapar, mas eis seu grande trunfo, estar cercado de artistas inventivos. “Precisamos nos adequar a esta realidade, é o momento de agirmos com bastante estratégia e inteligência, é nesse momento que a gente acaba se reinventando e superando as dificuldades”, afirma, sorridente, o produtor cultural Leo Ferreira.

 

 (((BOX)))

Parceiros: Rádio 98 FM, Transportes Andorinha, Bebidas Wilson, Associação Comercial e Empresarial de Presidenter Prudente, Audi Comunicação, Rádio 97.1 Band FM, Panificadora e Confeitaria, Chantilly, Energisa, Decoradora Ideia e Balões, Lions International, Matsuda Pet, Record TV, RG Mídia, Sicoob Paulista, Sorvetes Uepa, Unicesumar, Sabesp, Concessionária PB Lopes

 

Colaboração: Grupo de Escoteiros Guayporé, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Prudenco

 

FOTOS: Marco Vinicius Ropelli

Representantes de O Imparcial conduziram o encontro, com a presença dos parceiros

 

João Carlos Albieri, filho do patrono, esteve presente