Retiro religioso atrai fiéis que querem ficar longe do agito

Com inscrições abertas, evento católico será realizado entre os dias 2 e 5 de março, no IBC; 22ª edição traz como tema “Deus nos amou primeiro”

VARIEDADES - ANDRÉ ESTEVES

Data 15/02/2019
Horário 07:07

Tradição entre cristãos, os retiros religiosos são uma opção para aqueles que desejam dedicar o período do carnaval para a fortificação de sua fé e amadurecimento espiritual. Em Presidente Prudente, o Rebanhão de Carnaval promovido todos os anos pela RCC (Renovação Carismática Católica) oportuniza que as pessoas se distanciem temporariamente da agitação do dia a dia para momentos de oração, tranquilidade e reflexão com seu eu interior. Com a temática “Deus nos amou primeiro”, versículo bíblico retirado do primeiro livro de João, capítulo 4, versículo 19, a 22ª edição do evento está com inscrições abertas para os quatro dias de celebração, que ocorrem de 2 a 5 de março, no IBC Centro de Eventos. De acordo com a organização, a expectativa é que 1,5 mil fiéis de toda a região passem pelo local.

Conforme a coordenadora do Ministério de Comunicação da RCC, Aline Braz Trombeta, embora as inscrições sejam abertas antecipadamente, é possível realizá-las no momento do evento. No entanto, aqueles que desejam se adiantar podem procurar o escritório da RCC, localizado na Vila Ocidental, ou um dos 55 grupos de oração que atuam no município, a fim de garantir o seu ingresso, cuja taxa é de R$ 50, com alimentação inclusa. Simultaneamente ao Rebanhão, o movimento católico promove o Rebainho, que traz atividades voltadas especificamente para o público infantil. No caso dos pequenos, o valor da inscrição cai pela metade, custando R$ 25.

Aline explica que a proposta da celebração é “promover um carnaval diferente”, com tudo o que a festa secular pode trazer, mas preenchendo o coração dos fiéis com uma alegria que não passa e, sim, permanece. Este ano, a programação do evento fica por conta do assessor diocesano do Setor Juventude da Diocese de Presidente Prudente, padre Luciano Rodrigues; da coordenadora estadual do Ministério de Intercessão da RCC, Lúcia Fátima Lopes Silvério; e das Irmãs Carmelitas Mensageiras do Espírito Santo.

 

Amor de Deus

Anualmente, todos os líderes da RCC se reúnem para definir o tema que norteará a edição do Rebanhão em Prudente. No caso deste ano, o versículo extraído da Bíblia propõe uma reflexão sobre o amor de Deus. Aline discorre que toda oração de clamor ao Espírito Santo é sucedida pela escuta profética, na qual Deus suscita no coração de cada pessoa o Seu desejo, que se confirma por meio dos outros que estão ao seu redor. “É o mover de Deus em direção a nós. Neste tempo, o Senhor quer confirmar em nosso coração que Ele nos amou primeiro e que não importa a situação em que me encontro, pois o desejo Dele é só amar”, expõe.

 

SERVIÇO

O 22º Rebanhão da RCC ocorre no sábado, dia 2, das 14h às 22h; no domingo, dia 3, das 8h às 22h, na segunda, dia 4, das 8h às 22h; e na terça, das 8h às 13h; no IBC Centro de Eventos, localizado na Rua Hugo Lacorte Vitale, 46, na Vila Furquim. Mais informações sobre a celebração, bem como as inscrições, podem ser obtidas pelo telefone 3222-1021, site da RCC (rccpp.com.br) ou nas redes sociais do movimento católico.

 

 

 

 

Publicidade

Veja também