Resiliência é a chave para saber lidar com desafios inerentes à vida

EDITORIAL -

Data 04/08/2018
Horário 04:01

E quando por um acaso da vida as coisas mudam em um piscar de olhos? Quando tudo parece estar sob controle, mas, de repente, nos vemos diante de grandes desafios? Ontem, nossos leitores puderam conhecer a história do atleta Matheus de Souza Segala que, com apenas 13 anos, e do “alto” de seu 1,54 metro e de seus 35 kg, passou por uma experiência traumática, mas que não tirou sua garra de viver e sua paixão pelo basquete.

O jovem foi vítima de um atropelamento na Avenida Brasil, área central de Presidente Prudente, por uma motocicleta. Ele passou duas semanas internado no HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, uma delas na UTI (Unidade de Terapia Intensiva). E, após cinco meses de tratamento e recuperação, ele está, enfim, retomando sua rotina, inclusive marcando presença nos treinos normais com toda sua equipe – o time masculino de basquete sub-13 de Presidente Prudente.

Resiliência. Este conceito emprestado da física significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, reagindo de forma positiva. Claro que para chegar a este patamar evolutivo – emocionalmente, fisicamente e espiritualmente – é preciso de uma bagagem anterior, ter passado por experiências de vida, adquirido certo aprendizado. Mas não só isso. A própria personalidade do indivíduo é determinante neste sentido. Afinal, há pessoas que enxergam a metade do copo cheia, e outras que sempre verão a metade vazia.

Fato é que o esporte tem o condão de moldar a personalidade do praticante. De fazê-lo lidar, diariamente, jogo após jogo, desafio após desafio, com frustrações, vitórias, erros, acertos. De fazê-lo acreditar em si mesmo. De fazê-lo aprender o real significado da palavra superação. De enxergar a luz no fim do túnel.

Que o “pequeno-grande” Matheus continue sua jornada cheio de garra e disposição. Que nada o impeça de seguir seus sonhos e seu destino. Afinal, a efemeridade é inerente à vida, e são justamente esses altos e baixos que nos fortalecem e nos preparam para o dia de amanhã.

Publicidade

Veja também