Representantes de 15 paróquias fazem curso sobre comunicação

Formação realizada no fim de semana foi organizada pela Pastoral da Comunicação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo

VARIEDADES - Da Redação

Data 10/04/2018
Horário 18:27
Divulgação: Irmã Helena Corazza incentivou a partilha de experiências por parte dos cursistas
Divulgação: Irmã Helena Corazza incentivou a partilha de experiências por parte dos cursistas

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Maristela), da Diocese de Presidente Prudente, realizou nos dias 7 e 8 de abril, o curso “Pastoral da Comunicação e a Comunicação nas Pastorais: caminho de integração”. A formação ocorreu pela primeira vez na Diocese e busca incentivar o desenvolvimento de uma comunicação sólida e unificada entre as paróquias.

A convidada especial, Irmã Paulina e doutora em Comunicação, Helena Corazza, apresentou aos cursistas os pensamentos da igreja católica sobre a comunicação e as diretrizes estipuladas pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) no Diretório de Comunicação da Igreja no Brasil, documento 99. “É fundamental que tenhamos conhecimento sobre as orientações pertinentes ao nosso trabalho para que possamos saber por onde devemos caminhar. O estudo deve sempre fazer parte do nosso planejamento”, expõe Irmã Helena.

O conteúdo ainda foi além, discutindo os desafios enfrentados pelas paróquias no trabalho da comunicação dentro das comunidades e entre as pastorais. “Quando partilhamos a nossa realidade, descobrimos dificuldades que outras paróquias também enfrentam. Mesmo sendo um trabalho voluntário, é importante que façamos o nosso melhor”, aponta Evandro Batista, da Paróquia São João Batista de Pirapozinho.

Para Denise Urias, da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja de Presidente Prudente, o curso foi enriquecedor e a ajudou no melhor entendimento do verdadeiro objetivo da Pastoral da Comunicação. “Nós começamos a enxergar a Pascom como peça fundamental no desenvolvimento do trabalho pastoral. Foi um curso que nos trouxe novas ideias e nos incentivou a começar a produzir um planejamento de verdade e ter mais organização nas nossas ações”. 

Ana Paula Cardoso, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, conta que o conteúdo exposto a ajudou a enxergar a comunicação como uma facilitadora do trabalho realizado na comunidade. “Se todas as pastorais trabalharem em conjunto com a Pascom, podemos aumentar a nossa rede de evangelização”.

Segundo Irmã Helena, a Diocese de Presidente Prudente conta com pastorais da comunicação desenvolvendo muitas ações com pessoas qualificadas e empenhadas nesse trabalho evangelizador. “É uma região com um potencial enorme. Agora é preciso continuar essa caminhada com ações conjuntas e articuladas entre as paróquias.”

 

Com Pastoral da Comunicação

 

Publicidade

Veja também