Renovação de contrato com entidade beneficia 2 mil jovens

Contrato promete criar mais 14 vagas para atendentes; Prefeitura também lança talão específico para idosos e pessoas com deficiência

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 19/10/2018
Horário 05:43
José Reis - Novo talão garante permanência gratuita de até 2h a idosos e pessoas com deficiência
José Reis - Novo talão garante permanência gratuita de até 2h a idosos e pessoas com deficiência

A Prefeitura de Presidente Prudente renovou na manhã de ontem o contrato com a CAC (Casa do Aprendiz Cidadão) em relação à Zona Azul, com validade de 60 meses. A renovação pretende beneficiar cerca de 2 mil jovens cadastrados no programa, que participam de cursos e projetos. A CAC é responsável pela operacionalização do sistema de Zona Azul em Prudente, fornecendo agentes de venda de talões por meio do projeto Meu Primeiro Emprego. Além disso, o sistema lançou modificações. Idosos e pessoas com deficiência contarão com um talão específico, que garante a permanência gratuita de até duas horas nas vagas específicas.

De acordo com o presidente da CAC, Felício Sila, esse convênio é de suma importância para manter a saúde financeira da instituição, que atende principalmente jovens em situação de vulnerabilidade. “Eles dificilmente seriam aceitos no primeiro emprego, por isso, garantimos essa oportunidade”, afirma. De acordo com ele, atualmente são cerca de 900 jovens esperando para conseguir uma vaga no projeto. “Mensalmente, oferecemos cerca de 3,5 mil refeições para os adolescentes que fazem os cursos conosco e participam dos projetos de Jovem Aprendiz e Meu Primeiro Emprego”, conta.

Conforme uma pesquisa de mercado desenvolvida pela Toledo Prudente Centro Universitário, 68,84% da população prudentina prefere estacionar em vagas da Zona Azul, por considerarem de menor custo, com mais facilidade e por conter mais espaços. Com isso, o estudo diz que 92,58% dos motoristas preferem comprar os talões com os atendentes ao invés dos pontos fixos, pela facilidade de estarem sempre por perto.

Segundo o secretário da Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), Oswaldo de Oliveira Bosquet, o trabalho desenvolvido pela CAC é “fantástico e é de extrema importância” para o funcionamento do sistema de estacionamento rotativo. “A entidade ajuda na construção da cidadania desses jovens aprendizes, estendendo esse apoio a toda a família dos assistidos”, declara.

Novidade

A gestão municipal lançou uma novidade no sistema de Zona Azul, que é um talão específico para idosos e pessoas com deficiência, garantindo a permanência gratuita de até duas horas nas vagas de direito. De acordo com Bosquet, os beneficiados poderão retirar o talão junto à Semav, munidos da credencial. Caso o motorista pare no centro da cidade e ainda não tenha o talão específico, os agentes estarão com as folhas, que deverão ser colocadas no carro junto com a credencial. “Isso irá facilitar a fiscalização da ocupação das vagas”, afirma.

O vice-prefeito Douglas Kato Pauluzzi (PTB), por sua vez, fala que a novidade faz com que os idosos e deficientes permanecem de maneira igualitária nas vagas rotativas. “Traz uma segurança maior para o usuário, para que todos tenham a oportunidade”, declara. Ele afirma que existem vagas que, às vezes, estão preenchidas incorretamente, sem credencial, e esse novo modelo serve para ajudar a fiscalização de forma geral. “Buscamos esse modelo em outras regiões, e esperamos que seja um sucesso em Prudente”, diz.  

SAIBA MAIS

A Zona Azul atua como uma democratização do espaço, para que um maior número de pessoas possam utilizar as vagas no centro da cidade. Qualquer veículo pode ocupar por, no máximo, duas horas a vaga, sendo cobrada a taxa de R$ 1,50 (por hora), em um sistema de estacionamento rotativo. Hoje a Zona Azul conta com 1,1 mil vagas no centro da cidade, com 78 pontos fixos de compra de talões, além dos agentes de venda.

Publicidade

Veja também