Região tem queda de homicídios, roubos e furtos

Dados são referentes a abril e foram divulgados pela Secretaria da Segurança Pública; delegada comenta que é fruto de confiança da população e trabalho efetivo

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 25/05/2019
Horário 08:00
Arquivo - Ieda, delegada: “Dados refletem trabalho empenhado e mais efetivo”
Arquivo - Ieda, delegada: “Dados refletem trabalho empenhado e mais efetivo”

A SSP (Secretaria da Segurança Pública) divulgou ontem os dados de ocorrências referentes a abril, na região de Presidente Prudente, e mostrou que os municípios registraram reduções nos casos e vítimas de homicídio doloso, além de diminuição nos roubos em geral, de carga, veículos e também nos furtos em geral e de veículo. “Penso que os dados refletem todo o trabalho empenhado e cada vez mais efetivo das corporações policiais. Esperamos manter estes números”, informa a delegada seccional, Ieda Maria Cavalli de Aguiar Filgueiras.

Ainda de acordo com o levantamento, a quantidade de casos de homicídios dolosos caiu 50%, passando de seis para três na comparação com o mês de abril de 2018. O total é o menor número desde 2014. “O indicador de vítimas de mortes intencionais recuou em 57,1%. Foram contabilizadas três vítimas em abril deste ano, ante sete em igual mês de 2018. O total também é o menor desde 2014”.

Com as reduções, a Secretaria de Segurança Pública informa que as taxas dos últimos 12 meses - de maio de 2018 a abril de 2019 - caíram para 4,30 casos e 4,30 vítimas de homicídios a cada grupo de 100 mil habitantes. Além disso, as ocorrências e vítimas de latrocínios ficaram estáveis no mês, com um registro cada, assim como em igual período do ano passado. Os estupros, por sua vez, registraram alta de 28,6% no mês, com seis casos a mais que abril de 2018, passando de 21 para 27.

Ainda nos números que apresentaram queda, a SSP informa que os roubos em geral diminuíram 40%, já que foram 50 casos em abril do ano passado e 30 em igual período deste ano – 20 ocorrências a menos, representando ainda o menor número da série histórica. “Os casos de roubos de veículos apresentaram redução de 25% em abril. Passaram de quatro para três. É o menor número desde 2014”. Por fim, os dados revelam que a região não registrou nenhuma ocorrência de roubo a banco no mês, assim como em abril de 2018.

Resultados positivos

Além de acreditar que a redução nos casos é fruto de bom trabalho das corporações policiais, a delegada seccional informa ainda que visivelmente a população tem confiado cada vez mais nos trabalhos de atendimento e esclarecimento de crimes. “Além disso, a população está auxiliando na prevenção de inúmeras ocorrências, já que está mais consciente e sabe como se prevenir de eventuais problemas”, lembra Ieda.

Já ao ser questionada sobre um possível comparativo entre regiões, para saber se essa é uma realidade individual ou uma leva em todo o Estado, a delegada lembra não conhecer os dados de demais regiões com profundidade, mas esclarece que a de Presidente Prudente trabalha “fortemente” no monitoramento diário das ocorrências e enfrentamento dos casos, o que resulta em menores números e resoluções constantes.

Saiba mais

Sobre a produtividade policial, a Secretaria da Segurança Pública esclarece que o trabalho realizado pelas três polícias resultou em 665 prisões ao longo mês. No mesmo período, 35 armas de fogos foram retiradas das ruas e 146 flagrantes de tráfico de drogas foram registrados.

 

Publicidade

Veja também